quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Resenha especial


Vinicius

Documentário biográfico sobre a vida e a obra do compositor, escritor e músico brasileiro Vinicius de Moraes (1913-1980).

Em outubro do ano passado, a Paramount relançou no mercado, em edição especial, o DVD ‘Vinicius’, em comemoração ao centenário de Vinicius de Moraes, o consagrado poetinha e ícone da música brasileira. Um produto cinematográfico único, criativo, indissolúvel. Não consiste em um documentário usual: há os velhos elementos formais da estrutura do gênero, como depoimentos de amigos e familiares, fotos do biografado e trechos de entrevistas dele, entrecortados pela participação de dois atores que revezam declamações de poemas do escritor (os sempre excelentes Camila Morgado e Ricardo Blat). Por isto também o filme ganha um tom ficcional, com ator e atriz na arte da interpretação.
Sou fã inveterado de Vinicius (difícil achar quem não é), e este trabalho é definitivo, que relembra a intensa vida e a obra infinita de Vininha, o amor desenfreado pelas mulheres, suas peripécias amorosas (casou-se nove vezes!), a paixão pelo whisky, o trabalho como diplomata, as viagens ao redor do mundo e as composições apaixonadas. Um homem célebre, culto, que transformou a música brasileira e encantou plateias ao redor do planeta.
Muitos parceiros de composição e amigos participam do documentário. Há depoimentos de Caetano Veloso, Chico Buarque, Maria Betânia, Gilberto Gil, Toquinho, e de escritores como Ferreira Gullar e Antônio Cândido.
Uma obra-prima contemporânea brasileira, obrigatória ao público, que levou os prêmios de melhor documentário e trilha sonora no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (e indicado ainda como melhor diretor, roteiro original e som). Palmas ao cineasta Miguel Faria Jr (lá atrás dirigiu uma única biografia, de Lamartine Babo), que soube como resgatar a biografia de Vinicius de forma ampla e bela.
Em DVD duplo, traz, no disco dois, entrevistas especiais, galeria de fotos, making of e cenas inéditas. Por Felipe Brida

Vinicius (Idem). Brasil/Espanha, 2005, 122 min. Documentário. Dirigido por Miguel Faria Junior. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: