domingo, 18 de agosto de 2013

Viva Nostalgia!


Os dragões da noite

Durante a Primeira Guerra Mundial, pilotos da RAF - Royal Air Force combatem, nos céus, os inimigos, e ao mesmo tempo enfrentam, na terra, crises pessoais e angústia quanto ao futuro incerto. Dentre eles estão dois jovens destemidos, Young (Fredric March) e Crocker (Cary Grant).

Feito em homenagem aos pilotos da Força Aérea Real Britânica, “Os dragões da noite” (também conhecido no Brasil como "Os dragões da morte") foi lançado em 1933, antes da Segunda Guerra, sendo portanto visionário e com olhares de incerteza sobre o futuro da humanidade. No filme explora-se os dilemas dos combatentes da Primeira Guerra que explodem inimigos alemães nos céus da Europa, algo que iria se repetir de forma mais dura e truculenta anos depois quando o mundo congelaria defronte a ameaça do esquadrão aéreo nazista (Luftwaffe).
Atores em início da carreira, Cary Grant e Fredric March interpretam dois ases da aviação em conflito, cercados de dúvidas e temores quanto ao deliciado trabalho que exercem.
Na verdade o filme funciona como um breve painel da Primeira Guerra sob a ótica da Inglaterra, e curioso por ser um dos poucos trabalhos de cinema que contava a trajetória de pilotos oficiais da RAF. Vale destacar que a Força Aérea Britânica, surgida em 1918, desempenhou papel estratégico na Segunda Guerra; com frota inferior à alemã, derrotou a imponente Luftwaffe, pois detinha o radar como diferencial dos nazistas.
Quanto à estrutura do filme, este reúne cenas bem feitas nos céus (parte delas rodada em estúdio) e uma história bem rápida, tanto de narrativa, direta, quanto de duração (apenas 69 minutos). Indicado principalmente aos professores de História e fãs do cinema de guerra dos anos 30.
Originalmente produzido pela Paramount, “Os dragões da noite” sai em DVD no Brasil pela Colecione Clássicos em excelente cópia. Reparem na incoerência do título traduzido em relação ao original, que significa “A águia e o falcão” (“The eagle and the hawk”). Por Felipe Brida

Ficha técnica

Os dragões da noite (The eagle and the hawk). EUA, 1933, 69 min. Guerra/Drama. Preto-e-branco. Disponível em DVD.

Nenhum comentário: