domingo, 25 de agosto de 2013

Cine Lançamento


O amante da rainha

Reino da Dinamarca, século XVIII. A inglesa Caroline Mathilde (Alicia Vikander) casa-se com o herdeiro do trono da Dinamarca, rei Christian VII (Mikkel Boe Følsgaard). O monarca sofre de distúrbios mentais, e a realeza contrata um médico particular para tratar da autoridade. O convocado é o alemão Johann Struensee (Mads Mikkelsen), de ideais iluministas. Em menos de uma semana Christian VII adota o médico como seu principal conselheiro, promovendo-o a chefe do exército dinamarquês. Com a saúde debilitada, o rei não percebe que Johann mantém um romance secreto com a rainha, relacionamento este que pode colocar o país em risco.

Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2013, representante da Dinamarca, “O amante da rainha” traça um breve painel sobre a Dinamarca no século XVIII, quando a Revolução Francesa e o Iluminismo viraram força-motriz na Europa e mobilizaram intelectuais da época. A partir de uma história real inusitada, o da traição da bela rainha com um médico, braço direito do rei insano, o drama histórico, baseado no romance de Bodil Steensen-Leth, reconstitui a biografia de um monarca contraditório, temível em seus atos sórdidos e de comportamento suspeito. Rei Cristiano VII (1749-1808), que comandou a Dinamarca e a Noruega por quatro décadas, repetiu o casamento do pai, que se juntou com uma inglesa. Com Caroline Mathilde, teve dois filhos – Frederico, rei sucessor dele, e Luísa, duquesa. Acredita-se, e o filme deixa em franca evidência, que sofria de esquizofrenia de grau elevado. Por isso mandava e desmandava, dava sinais de transtorno bipolar etc. Sem suspeitar do caso extraconjugal da esposa, deu amplos poderes ao médico-conselheiro. Com um grupo, o esperto homem, querido pela sociedade, mas rejeitado pela corte que sabia da traição, coordenou o país mais que o próprio rei, promovendo reformas liberais em face da explosão do Iluminismo.
Os fatos mencionados acima estão bem detalhados nesse excelente drama biográfico do rei Christian, desconhecida dos brasileiros. O diretor dinamarquês Nikolaj Arcel, roteirista do sueco “Os homens que não amavam as mulheres” (2009), move, com precisão artística, duas tramas à parte: uma de cunho histórico - a da personalidade perturbada do rei e seu governo capenga, e outra romântica, a do caso secreto da rainha com o médico (mas cuidado, romance nórdico costuma ser frio, distanciado, como aqui também o é).
Particularmente é um filme belíssimo, com elementos deslumbrantes, cores escuras, direção de arte e fotografia barrocas, e um elenco impecável, com um trio de tirar o chapéu: o impronunciável Mikkel Boe Følsgaard, como o rei insano e violento, dá um show à parte; a jovem atriz sueca Alicia Vikander, de apenas 25 anos, interpreta super bem a rainha dividida; e o dinamarquês Madds Mikkelsen, um dos meus atores favoritos, vive o médico alemão, numa atuação para se aplaudir de pé – ele já se tornou rosto conhecido dos brasileiros por ter feito o vilão em “007: Cassino Royale”, assim como trabalhou no soberbo “A caça” e atualmente pode ser visto como Hannibal Lecter no seriado homônimo.
Rodado em Praga, na República Tcheca, o filme foi um fiasco medonho na estreia americana – arrecadou míseros U$ 39 mil, em novembro do ano passado. Uma pena. Agoa em DVD, “O amante da rainha”, na minha opinião, deve ser filme obrigatório para historiadores e cinéfilos em geral. Não perca a chance de conhecer essa importante obra realista de um cinema que pouco temos acesso, o dinamarquês, que vem crescendo a cada ano. Por Felipe Brida

O amante da rainha (En kongelig affære). Dinamarca/Suécia/República Tcheca, 2012, 137 min. Drama. Dirigido por Nikolaj Arcel. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: