quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cine Lançamento

Footloose
O jovem Ren (Kenny Wormald) muda-se de Boston para uma pequena cidade do sudeste americano. Lá a música e a dança são proibidas. Tudo por causa de uma lei criada pelo reverendo Shaw Moore (Dennis Quaid), devido a um trágico acidente que matou seu filho e outros rapazes na saída de uma boate. Ren não aceita as condições; logo se apaixona pela filha rebelde do religioso, Ariel (Julianne Hough), e o desafia ao incentivar os jovens da cidade a reativar locais para dança.
Descartável refilmagem de “Footloose – Ritmo louco” (1984), fita romântica com lado musical que serviu de veículo para lançar Kevin Bacon. O original veio na onda dos videoclipes e não era mil maravilhas, no entanto bem superior a essa produção modesta, que se apropriou descaradamente da grande parte da trilha sonora do antigo, agora em novas versões, como o tema "Footloose", e outras de sucesso, a destacar "Almost paradise", "Holding out for a hero" e "Let's hear it for the boy".
Tudo ficou mais teen, inclusive a modalidade de dança meio country. Há as mesmas intrigas – o reverendo versus o rapaz com ideias liberais, por exemplo, o romance dos personagens centrais (no caso a filha do religioso com o protagonista) etc. Ou seja, o roteiro permanece intacto, com elementos idênticos ao filme de 1984.
Abriu em mais de 3,5 mil salas de cinema nos EUA, rendendo U$ 51 milhões, quase o dobro do orçamento da produção. Teve, portanto, moderado sucesso lá fora, principalmente pela pegada jovem, que atrai o público adolescente, o mais interessado por um projeto desse nível.
Além da história repetida, outras questões atrapalham o bom andamento do suspeito remake: os atores coadjuvantes, de nomes fortes, aparecem de maneira imperceptível. Exceto Dennis Quaid como o vilão, Kim Dickens e Andie MacDowell tem participação mínima, sem configuração alguma na trama.
O curioso diretor Craig Brewer teve passagens mais memoráveis pelo cinema, em especial com duas fitas interessantes e cultuadas – a ganhadora do Oscar "Ritmo de um sonho" (2005) e o bizarro "Entre o céu e o inferno" (2006). Infelizmente perdeu a linha nesse projeto menos criativo.
“Footloose” não aborrece, entretanto não empolga e nunca convence. A refilmagem poderia nem ter existido, pra falar a verdade. Recomendo a primeira versão, também de propriedade da Paramount Pictures, que a relançou recentemente no mercado brasileiro. Por Felipe Brida

Footloose (Idem). EUA, 2011, 113 min. Romance/Musical. Dirigido por Craig Brewer. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: