segunda-feira, 21 de maio de 2012

Viva Nostalgia!


Top Gun – Ases indomáveis

O jovem Maverick (Tom Cruise) ingressa na Academia Americana de Aviação para se tornar piloto de caça. Lá inicia um relacionamento amoroso com Charlie Blackwood (Kelly McGillis), a instrutora de voos, e enfrenta, nos ares, um audacioso competidor, Iceman (Val Kilmer).

Estrondoso sucesso de público, repetido na TV aberta até cansar, “Top Gun – Ases indomáveis” foi febre mundial no ano de seu lançamento (1986). Encheu os cofres da dupla de produtores Jerry Bruckheimer e Don Simpson, que iniciavam a carreira com essa produção de orçamento caro, U$ 15 milhões, mas que rendeu quase U$ 345 milhões nas salas de cinemas. Com o dinheiro arrecadado aqui, puderam firmar uma parceria duradoura, com mais de 15 produções de alto nível, até a morte prematura de Simpson, em 1996. Atualmente, Bruckheimer detém do título do “produtor mais bem pago de Hollywood”.
“Top Gun” lançou Tom Cruise ao estrelato, bem como ajudou na carreira de Kelly McGillis (que pouco depois sumiu do mapa e nunca mais apareceu na mídia). Serviu ainda de trampolim para uma série de atores e atrizes que participam como coadjuvantes, dentre eles Meg Ryan, Anthony Edwards, Tim Robbins e Val Kilmer.
A história, bem romantizada e patrioteira, explora o universo de jovens aviadores em busca do prazer de voar e de vestir belas fardas brancas para defender o país nas guerras – e até de morrer por ele. Tudo acontece em uma escola de pilotos navais, chamada Top Gun, notória por formar os melhores do mundo.
Como complemento de ação, sobram as magníficas cenas de acrobacia, filmadas em planos abertos de tirar o fôlego. Muitas delas foram rodadas nos porta-aviões da USS Enterprise da Marinha americana.
Venceu o Oscar e o Globo de Ouro de melhor canção (a famosíssima “Take my breath away”, de Giorgio Moroder e interpretada por Berlin), e recebeu indicação a três outros prêmios da Academia – melhor som, edição e efeitos sonoros.
Três canções inseridas no filme também fizeram sucesso – “Danger zone”, de Kenny Loggins, “You've lost that lovin' feeling", de The Righteous Brothers, e o tema central, “Top Gun Anthem”, de Harold Faltermeyer e Steve Stevens.
Por causa do sucesso, “Top Gun” foi parodiado, nos anos 90, de forma excepcionalmente cômica pelo diretor Jim Abrahams, nas duas partes de “Top Gang!” (1991 e 1993).
Relançado esse mês em DVD pela Paramount, sai na coleção “The Best of Paramount”, em edição dupla para colecionadores, com novos extras – como dois making of, trailers, bastidores e videoclipes. Estranho que retiraram o subtítulo “Ases indomáveis” da nova capinha, só ficando “Top Gun”.
Curiosidade: Tony Scott anunciou a continuação de ‘Top Gun’ para 2013, quase 30 anos após o primeiro filme! E Tom Cruise confirmou o retorno na pele de Maverick. O que será disso, hein? Por Felipe Brida

Top Gun – Ases indomáveis (Top Gun). EUA, 1986, 110 min. Romance/Aventura. Dirigido por Tony Scott. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: