domingo, 20 de setembro de 2009

Viva Nostalgia!


Coleção Mia Farrow

A Paramount Pictures distribui no mercado coleções especiais que remontam a carreira de três grandes atrizes do cinema – Mia Farrow, Sophia Loren e Grace Kelly. Nessa semana o blog "Cinema na Web" traz o “Box Mia Farrow”, com dois dos maiores trabalhos da atriz norte-americana.

Em O bebê de Rosemary (1968, dirigido por Roman Polanski), Mia interpreta a recém-casada Rosemary, que vive com o marido em um antigo prédio em Nova York. Grávida, faz amizade com um casal de idosos, que moram no apartamento vizinho. O que ela não sabe é que os velhos são bruxos mentores de uma seita diabólica, e que seu esposo, em busca de sucesso e prestígio, fizera um pacto com o diabo em troca da alma do filho que irá nascer.
Um dos clássicos mais arrepiantes do cinema de terror, é um pleno exercício psicológico de tormento e isolação feita com maestria pelo diretor Roman Polanksi em sua fase áurea. Horror de primeira, perturbador, de dar frio na espinha! Um ano depois do lançamento do filme, a esposa do cineasta polonês, a atriz Sharon Tate, grávida de oito meses, seria assassinada pelo grupo de Charles Manson.

Adaptado da obra de F. Scott Fitzgerald, O grande Gatsby (1974, dirigido por Jack Clayton) narra a ascensão e a queda do magnata Jay Gatsby (Robert Redford), que, nos anos 20, desperta o desejo de consumo de toda uma sociedade em Long Island, Nova York. Um conto de vida e morte sobre o sonho americano na pré-Depressão é a essência desse filme vencedor dos Oscars de figurino e trilha sonora. Mulheres exuberantes em festas glamurosas e a inconseqüente ambição em plena Era do Jazz, tão recorrente às obras de Fitzgerald, são traços marcantes do roteiro escrito por Francis Ford Coppola. De narrativa longa e excessivamente dialogada, o filme tem como atrativo a suntuosa direção de arte, valendo mais como curiosidade. Por Felipe Brida

Nenhum comentário: