sábado, 5 de setembro de 2009

Cine Lançamento


Presságio

Na escola, garoto recebe uma carta que contém estranhas mensagens e símbolos. Seu pai, o cientista John Koestler (Nicolas Cage), ao decifrar o conteúdo daquele antigo documento, descobre um terrível segredo: as inscrições anunciam desastres ocorridos no passado e outros que estão por vir. O cientista então segue uma corrida contra o tempo para evitar as tragédias.

Nesse filme-catástrofe de produção acima da média (custou U$ 50 milhões), os bons efeitos visuais feitos no digital conduzem o público a uma sucessão de acontecimentos sem lógica tampouco consistência, que garantem um entretenimento inusitado e assustador. Numa linha do tempo, exibe diversos casos reais de atentados que chocaram o mundo, como o ataque às Torres Gêmeas e as bombas em Oklahoma City. Amarram também um sem número de pequenos temas do universo da ficção científica, como seres extraterrestres, e do sobrenatural, como vozes do além, sem desenvolvê-los a fundo ou sequer explicá-los - mas sempre com um tom de tragédia, para assombrar e perturbar. E por fim um apocalipse pré-anunciado torna-se a situação-chave dessa história que reserva surpresas e um final diferente (alguns poderão chiar ou mesmo se frustrar com o desfecho cheio de dúvidas, algo que parece ter saído de fitas de Spielberg, como “Contatos imediatos de terceiro grau” e “ET”).
Nicolas Cage voltou com tudo em filmes de ação e suspense (o ator chega a atuar numa média de quatro filmes por ano, e parte deles têm boa bilheteria), ele está bem dirigido e mantém o papel do cientista em busca de respostas para decifrar códigos que podem apontar o fim da humanidade em breve.
O diretor egípcio Alex Proyas costuma assinar projetos com visão dark e pesada do futuro, como fez em “O corvo” (1994) e “Cidade das sombras” (1998), e aqui não faz diferente. Mesmo com perceptíveis falhas de roteiro e exageros, dá para consumir rapidamente como passatempo. Por Felipe Brida

Título original: Knowing
País/Ano: EUA/ Inglaterra, 2009
Elenco: Nicolas Cage, Chandler Canterbury, Rose Byrne, Lara Robinson.
Direção: Alex Proyas
Gênero: Ação/Ficção científica
Duração: 121 min.
Lançamento: Segunda quinzena de julho
Distribuidora: Paris Filmes
Site oficial: http://www.knowing-themovie.com/

Nenhum comentário: