quarta-feira, 8 de abril de 2009

Cine Lançamento


Bezerra de Menezes – O diário de um espírito

Biografia do médico e militar brasileiro Bezerra de Menezes (1831-1900), desde sua infância no Ceará até a vida adulta, quando se tornou um dos grandes expoentes da doutrina espírita no Brasil.

Visto por mais de 400 mil pessoas em salas de cinema do país inteiro, o drama “Bezerra de Menezes” foi erguido sob uma espantosa divulgação em massa, de cair o queixo. Nas capitais chegou a ficar mais de 15 semanas em cartaz, prostrando-se como um dos fenômenos do ano em 2008. Arrecadou nas bilheterias mais de R$ 5 milhões, ou seja, obteve um lucro que equivale ao dobro do orçamento gasto. Por ser um projeto de encomenda, bancado por empresários e fundações sócio-religiosas a fim de propagar a doutrina espírita, o filme encontrou um público fiel, em especial os seguidores do Espiritismo.
Mas deixemos a bilheteria de lado e partamos para uma análise crítica. Há uma gama de falhas que torna o projeto deficiente. A teatralidade, os diálogos certinhos e decorados e a direção de arte notadamente amadoras resultam constrangedores. Infelizmente a fita não serve nem como biografia; a vida de Bezerra de Menezes – infância, juventude, vida adulta e velhice – é apenas pincelada, aonde predominam na história trechos de seus escritos e momentos romanceados. Elementos-chave para um foco narrativo que desperta interesse do público inexistem: não há emoção, surpresas e nem detalhes da vida do biografado. Até clímax falta. Os ângulos distantes dificultam a proximidade do espectador com os personagens (só Vereza tem seu rosto enquadrado).
Modesto, cheio de moralismo e pensamentos com embasamento religioso, o filme é construído em flashbacks com narrativa off, conduzida pelo personagem principal.
A direção, uma lástima geral, não soube aproveitar coadjuvantes de renome como Ana Rosa e Lúcio Mauro, que pouco tem a fazer. O nome de Caio Blat vem com destaque na capa, no entanto ele aparece como ponta, totalizando 40 segundos! Nem o esforço de Vereza salva o projeto.
Tal personalidade brasileira merecia homenagem mais séria e bem menos pretensiosa. Um equívoco no cinema brasileiro. Por Felipe Brida

Título original: Bezerra de Menezes – O diário de um espírito
País/Ano: Brasil, 2008
Elenco: Carlos Vereza, Magno Carvalho, Juliana Carvalho, Alexandra Marinho, Everaldo Pontes, Ana Rosa, Lúcio Mauro, Paulo Goulart Filho.
Direção: Glauber Filho/ Joe Pimentel
Gênero: Drama
Duração: 75 min.
Lançamento: Primeira quinzena de março
Distribuidora: Fox Filmes do Brasil
Site oficial: http://www.bezerrademenezesofilme.com.br/

Nenhum comentário: