segunda-feira, 13 de abril de 2009

Cine Lançamento


Romance

Ator e diretor de teatro, Pedro (Wagner Moura) apaixona-se pela atriz e colega de palco Ana (Letícia Sabatella) durante a encenação da peça “Tristão & Isolda”. Quando ela é convidada para trabalhar na TV, a fama desponta, e o sucesso começa a atrapalhar o relacionamento do casal. Nas gravações de um especial, Ana apaixona-se por um outro ator, Orlando (Vladimir Brichta), que já tem um caso com a empresária Fernanda (Andréa Beltrão), responsável pela produção do programa.

Dirigida pelo aclamado cineasta Guel Arraes, “Romance” é uma comédia romântica inteligente, cujo foco lida com os bastidores do teatro e da televisão. Brinca com o glamour dos artistas e desenvolve, com tom de ironia, questões relacionadas ao mundo artístico – a preparação dos atores para os projetos, os ensaios e as performances, a fama, os namoros mal sucedidos, as famigeradas discórdias entre diretores e produtores por mudanças no roteiro etc.
O pano de fundo recorre à tragédia de Tristão e Isolda, clássica história celta que depois influenciaria Shakespeare em seu “Romeu e Julieta”. Amor impossível e desfecho trágico se entrelaçam nessa engenhosa revisão, cuidadosamente bem bolada por Arraes.
Na parte final o diretor regressa às origens, numa viagem pura ao sertão brasileiro, região onde se passa a história dos dois filmes que o consagraram – “O auto da compadecida” e “Lisbela e o prisioneiro”. Também roteirista da fita, junto com Jorge Furtado, Arraes soube preservar o espaço regionalista ao deslocar a tragédia medieval para o árido brasileiro.
Quem não gosta de filmes metalingüísticos poderá se aborrecer. Do contrário, terá uma sessão particularmente boa.
A bonita canção “Nosso estranho amor”, cantada por Caetano Veloso, conduz de forma uterina o relacionamento do casal central.
“Romance” está indicado a quatro prêmios no Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro de 2009, dentre eles melhor ator para Wagner Moura e atriz coadjuvante (Andréa Beltrão, sempre engraçada). A premiação será amanhã, dia 14, no Rio de Janeiro. Por Felipe Brida


Título original: Romance
País/Ano: Brasil, 2008
Elenco: Wagner Moura, Letícia Sabatella, Andréa Beltrão, Vladimir Brichta, José Wilker, Edmilson Barros e Bruno Garcia. Participações especiais de Tonico Pereira e Marco Nanini.
Direção: Guel Arraes
Gênero: Comédia romântica
Duração: 100 min.
Lançamento: Primeira quinzena de março
Distribuidora: Buena Vista International
Site oficial: http://www.romanceofilme.com.br/

Nenhum comentário: