sexta-feira, 17 de abril de 2009

Especiais sobre cinema


“Estômago” leva melhor filme no Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro

O filme “Estômago”, do diretor Marcos Jorge, recebeu o troféu de melhor filme no “Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro”, considerada a maior festa do cinema nacional. Já o drama policial “Meu nome não é Johnny”, um dos maiores sucessos de público nos cinemas brasileiros no ano passado, foi o mais premiado da noite, em seis categorias, como ator (Selton Mello) e roteiro adaptado.
A premiação, realizada na última terça-feira, no Espaço Vivo Rio, no Rio de Janeiro, reuniu centenas de atores, atrizes e cineastas. O veterano diretor Nelson Pereira dos Santos foi o homenageado especial da noite. Daniel Filho e Marília Pêra, os mestres de cerimônia do evento, conduziram a festa de forma brincalhona, enquanto o músico Wagner Tiso abrilhantou com seus notórios arranjos.

Confira abaixo a lista completa dos vencedores nas 28 categorias do “Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro”:


Melhor Filme
Estômago

Melhor Direção
Marcos Jorge, por Estômago

Melhor Ator
Selton Mello, por Meu Nome Não é Johnny

Melhor Atriz
Leandra Leal, por Nome Próprio

Melhor Ator Coadjuvante
Babu Santana, por Estômago

Melhor Atriz Coadjuvante
Julia Lemmertz, por Meu Nome Não é Johnny

Melhor Documentário
O Mistério do Samba

Melhor Documentário em Curta-Metragem
Dreznica

Melhor Curta-Metragem
Café com Leite

Melhor Roteiro Original
Estômago

Melhor Roteiro Adaptado
Meu Nome Não é Johnny

Melhor Filme Estrangeiro
Vicky Cristina Barcelona (Espanha/EUA)

Melhor Filme Infantil
Pequenas Histórias

Melhor Filme de Animação - Menção Honrosa
O Garoto Cósmico

Melhor Curta-Metragem de Animação
Dossiê Rê Bordosa

Melhor Trilha Sonora Original
Meu Nome Não é Johnny

Melhor Trilha Sonora
Os Desafinados (Wagner Tiso)

Melhor Som
Meu Nome Não é Johnny

Melhor Efeitos Visuais
Ensaio Sobre a Cegueira

Melhor Montagem de Documentário
O Mistério do Samba


Melhor Montagem de Ficção
Meu Nome Não é Johnny

Melhor Direção de Fotografia
Ensaio Sobre a Cegueira

Melhor Direção de Arte
Ensaio Sobre a Cegueira

Melhor Maquiagem
Ensaio Sobre a Cegueira

Melhor Figurino
Chega de Saudade

Melhor Filme para Celular
Bárbara

Melhor Filme Nacional pelo Voto Popular
Estômago

Melhor Filme Estrangeiro pelo Voto Popular
Vicky Cristina Barcelona



Votação de filmes

Fãs de cinema terão a chance de votar nos melhores filmes do ano. Pela primeira vez, o MTV Movie Awards liberou um espaço em seu site oficial para que público participe do processo de votação dos pré-indicados ao prêmio.
A votação está aberta até a próxima segunda-feira (dia 20). Internautas do mundo todo podem indicar seu filme preferido em diversas categorias, dentro de uma lista com 200 títulos.
No dia 4 de maio será divulgada a lista oficial dos indicados. Definidos os candidatos, a votação para os vencedores continua até 18 de maio.
O MTV Movie Awards será realizado no dia 31 de maio. Para votar acesse:
http://www.mtv.com/ontv/movieawards/2009/categories.jhtml


Lançamentos em DVD

Em DVD essa semana chega o fracasso de crítica “O dia em que a Terra parou”, refilmagem homônima do clássico dirigido por Robert Wise em 1951. Apontada como uma das piores fitas do ano, a ficção científica, estrelada por Keanu Reeves, conta a história de um ser robótico que chega ao planeta Terra para alertar a população sobre uma possível crise global. Quem assistiu ao original ficará decepcionado com o roteiro e com o novo modelo de Klaatu!

Das antigas

A distribuidora Versátil lança a microssérie européia “Balzac” (1999), em versão integral em uma caixa com dois DVDs. A refinada produção resgata a biografia do escritor francês, responsável por grandes obras da literatura, como “As ilusões perdidas”. No elenco, Gerard Depardieu, Jeanne Moreau e Virna Lisi.
A Disney coloca à venda esse mês clássicos em edições especiais e a preços promocionais. Confira os nove títulos, todos eles relançados com extras: “101 dálmatas”, “101 dálmatas II”, “A bela adormecida”, “Aladdin”, “A pequena sereia”, “A pequena sereia II”, “Dumbo”, “Procurando Nemo” e “Tinker Bell”. E cada DVD vem com um pingente exclusivo.
Sai em DVD pela Som Livre a minissérie “Maysa – Quando fala o coração”, exibida pela Rede Globo em janeiro desse ano. O projeto procura retratar de maneira fiel a trajetória da ousada e talentosa cantora brasileira. Lançado em três discos, o DVD traz ainda um livreto ilustrado com as letras das músicas de Maysa. Corra e garanta o seu!


(*) Coluna "Arte em Foco", do jornal Notícia da Manhã, periódico de Catanduva, edição do dia 17/04/2009. Crédito para as fotos: Divulgação.

Nenhum comentário: