segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Especiais sobre cinema


Coleção Aplauso completa cinco anos e prepara novas biografias para 2009 (*)

Felipe Brida

Editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, a Coleção Aplauso comemora cinco anos de sucesso de crítica e de público. Já são mais de 160 livros lançados, a maioria deles biografias de atores, atrizes, cineastas e dramaturgos brasileiros. Em 2008 os leitores tiveram o prazer de acompanhar, em textos e fotos, a carreira de renomadas feras do cinema e da TV, dentre eles Lolita Rodrigues, Walmor Chagas, Joana Fomm, Geórgia Gomide, Orlando Senna, Louise Cardoso e Ivan Cardoso. E para 2009 os leitores poderão esperar ainda mais.
A Coleção Aplauso nasceu com o objetivo de resgatar e preservar a memória cultural do país. Concebida pelo diretor-presidente do Imprensa Oficial, Hubert Alquéres, e coordenada pelo crítico de cinema Rubens Ewald Filho, a coleção é composta, além das biografias, por séries especiais, como roteiros cinematográficos não-adaptados e peças de teatro. Outro atrativo dos livros é o preço, que varia de R$ 11 a R$ 25.
Em entrevista à REVISTA É NOTÍCIA, o jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho explica mais sobre a proposta da Aplauso.


NM – Rubens, como surgiu a proposta para dar vida à Coleção Aplauso?
Ewald – A Coleção Aplauso tem como objetivo registrar a memória da TV e do cinema. Ela é composta por biografias de artistas que fizeram e fazem parte do imaginário do público, assim como diretores e dramaturgos. A pedido do próprio público, resolvemos criar essa coleção, hoje tão bem aceita pelos leitores. Nossa idéia é fazer com que jovens e adultos utilizem o material como consulta para trabalhos ou mesmo para servir como referencial para aqueles que seguem carreira artística.

NM – Pelo preço dos livros ser bastante acessível ao público, a coleção tem vistas mercadológicas?
Ewald – Não fazemos os livros para se tornaram best-sellers nem para se entrarem na lista dos mais lidos do ano. Uma boa quantidade de exemplares é distribuída a bibliotecas de escolas estaduais. É uma proposta diferenciada da Secretaria de Educação e de Cultura do Estado. Em 2008 levei títulos da coleção para o departamento de “estudos brasileiros” na Universidade de Harvard. Estamos ampliando cada vez mais a divulgação. O projeto continua a todo vapor, e para esse ano deveremos lançar mais títulos.

NM – Quem escreve e quem prepara o material?
Ewald – A maioria dos autores é jornalista. Dou prioridade a jornalistas escreverem, em especial aqueles que já têm conhecimento na área cultural. Isto porque eles dominam o assunto, sabem como lidar com o biografado, de que forma podem questionar o artista, o melhor jeito de contar a história. Os livros da série “Perfil”, as biografias, são narrados em primeira pessoa, ou seja, os relatos do próprio entrevistado conduzem a narrativa. E cada uma delas possui suas curiosidades. É interessantíssimo, pois a cada livro, com a perspectiva de um autor e com a permissão do biografado, viajamos em momentos maravilhosos, como a infância do artista, as paixões, os momentos de fragilidade e os altos e baixos da carreira.

(*) Entrevista publicada na primeira edição da revista ÉNOTÍCIA, do jornal Notícia da Manhã, periódico de Catanduva, lançada no dia 26/01/2009. Crédito para as duas primeiras fotos: Divulgação. Foto de Rubens: Felipe Brida

Nenhum comentário: