segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Cine Lançamento


Fim dos tempos

Estranhos suicídios coletivos em várias cidades norte-americanas colocam as autoridades em estado de alerta. O pesquisador e professor Elliot Moore (Mark Wahlberg) investiga o fenômeno e ao mesmo tempo tenta proteger sua família da perigosa contaminação que leva as pessoas a se matarem.

Uma fita desastrosa confirma a decadência meteórica do diretor indiano M. Night Shyamalan. O promissor cineasta surpreendeu o público e a crítica apenas uma vez, naquele que seria seu primeiro grande trabalho no cinema, “O sexto sentido”, em 1999. Um ano depois voltaria com o mediano, porém ainda intrigante, “Corpo fechado”. E de 2001 para cá Shyamalan apresentou fitas discutíveis, que variavam do fraco para o péssimo. Parece inimaginável, mas “Fim dos tempos” consegue ser ainda pior que “A vila”.
Nada aqui funciona. O suspense do enredo segura-se apenas no início, e depois se transforma numa sucessão ingrata de fatos furados. Não existe mais o final surpresa como era comum nos projetos do diretor; a absurda proposta por trás da história – a vingança da natureza contra os humanos – é apresentada logo de cara. O elenco está péssimo, em especial Mark Wahlberg e Zooey Deschanel, que interpretam um casal em crise.
Shyamalan não andava nos melhores dias quando escreveu o pavoroso roteiro, que poderia ter ficado a sete chaves na gaveta.
“Fim dos tempos” rendeu quase o triplo do orçamento na estréia pelo mundo afora, fato este que confirma Shyamalan como um verdadeiro enganador, um charlatão da sétima arte. Por Felipe Brida

Título original: The happening
País/Ano: EUA/Índia, 2008
Elenco: Mark Wahlberg, Zooey Deschanel, John Leguizamo, Ashlyn Sanchez, Betty Buckley, Spencer Breslin.
Direção: M. Night Shyamalan
Gênero: Suspense
Duração: 91 min.
Lançamento: Primeira quinzena de dezembro
Distribuidora: 20th Century Fox

Nenhum comentário: