sábado, 6 de setembro de 2025

Nota de cinema

 
Mostra de Cinema de SP anuncia mais títulos da programação 2025
 
Está chegando um dos festivais de cinema mais importantes do país. Em sua 49ª edição, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será realizada de 16 a 30 de outubro, na capital paulista. Esta semana mais títulos foram anunciados para compor a programação 2025. São eles: ‘Blue Moon’ e ‘Nouvelle Vague’, ambos de Richard Linklater – o primeiro foi vencedor do prêmio de melhor ator coadjuvante para Andrew Scott no Festival de Berlim e o segundo concorreu à Palma de Ouro em Cannes; e tamb
ém os filmes romenos ‘Drácula’ e ‘Kontinental ‘25’, ambos de Radu Jude, respectivamente vencedor de um prêmio especial no Festival de Locarno e o outro, ganhador de melhor roteiro no Festival de Berlim. Mais novidades serão anunciadas em breve.






Sobre a Mostra de São Paulo
 
- O pôster oficial da 49ª Mostra é assinado pelo escritor e artista plástico angolano radicado em Portugal Valer Hugo Mãe. Como homenagem ao seu trabalho, a Mostra irá exibir o documentário português ‘De lugar nenhum’ (2025), de Miguel Gonçalves Mendes, que retrata a vida do escritor. Outro título anunciado pela Mostra, em exibição esse ano, é ‘O filho de mil homens’ (2025), da Netflix – com direção de Daniel Rezende e protagonizado por Rodrigo Santoro, o filme é adaptado do romance homônimo do referido escritor.
 
- Alguns títulos confirmados para exibição na Mostra são ‘Mirrors no 3’ (2025, drama/suspense alemão, do cultuado cineasta Christian Petzold, de ‘Afire’ e ‘Em trânsito’, exibido nos festivais de Cannes e Sydney), ‘Living the land’ (2025, drama chinês, vencedor do prêmio de melhor diretor no Festival de Berlim), ‘La petite dernière’ (2025, drama franco-alemão da cineasta e atriz Hafsia Herzi, vencedor dos prêmios de melhor atriz em Cannes e do Queer Palm), ‘Dead souls’ (2025, drama/faroeste do conhecido cineasta Alex Cox, dos cult movies dos anos 80 ‘Repo Man: A onda punk’ e ‘Sid & Nancy, o amor mata’), ‘Sound of falling’ (2025, drama de guerra alemão vencedor do prêmio do Júri no Festival de Cannes) e ‘Urchin’ (2025, drama britânico vencedor do prêmio da Crítica e de melhor ator na ‘Mostra Um Certo Olhar’ em Cannes, escrito e dirigido pelo ator de ‘Triângulo da Tristeza’ e ‘Babygirl’ Harris Dickinson).
 
Patrocínio
 
A Mostra de Cinema de SP é uma realização do Ministério da Cultura e conta com o patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Itáu, SPCine e Prefeitura de São Paulo. Tem parceria do Sesc, apoio do Projeto Paradiso, apoio técnico da Quanta, Cultura Artística e Cinemateca Brasileira e colaboração da Ancine, Embratur, Netflix, Instituto Guimarães Rosa – IGR e British Council, além da promoção da Globofilmes, Canal Brasil, Folha de S. Paulo, TV Cultura, Arte 1, Bandnews e Revista Piauí.

Nenhum comentário:

Resenhas especiais

  O presente   O casal Simon (Jason Bateman) e Robyn (Rebecca Hall) muda-se para uma nova casa. A rotina tranquila dos dois é ameaçada quand...