A mão
O cartunista Jonathan
Lansdale (Michael Caine) sofre um terrível acidente de carro e perde a mão
direita. Após a recuperação no hospital, é informado que sua mão nunca foi
encontrada. Sem poder desenhar, tem pesadelos e alucinações. Em vários deles, a
mão se transforma em um monstro assassino. Até que seus desafetos começam a
morrer misteriosamente.
Filme de terror de
início de carreira de Oliver Stone, que pouca gente conhece. Por ter sido
fracasso no lançamento nos cinemas em 1981, virou cult, e hoje revendo é um
filme assustador, de terror psicológico, cheio de metáforas. A principal delas
é a relação do tormento do cartunista sem a mão com as alucinações dos soldados
da Guerra do Vietnã, tema recorrente nas obras de Stone – por ter sido
combatente no Vietnã, e viu de perto os horrores da guerra, ele fez obras
máximas do cinema com o tema, por exemplo, Platoon e Nascido em 4 de julho,
sempre trazendo os soldados perturbados e os horrores da guerra. Esse foi o
segundo filme de Stone, sete anos depois de estrear com um terror B, ‘Seizure’,
de 1974, e depois faria filmes sobre política e mundo dos negócios, como ‘Wall
Street – Poder e cobiça’, ‘JFK - A pergunta que não quer calar’ e ‘Nixon’,
biografias musicais, como ‘The Doors’, e fitas de extrema violência, como ‘Assassinos
por natureza’.
Em ‘A mão’, um
cartunista tem a mão decepada num trágico acidente de carro. O membro nunca foi
encontrado, então ele não pode voltar a desenhar. Usa provisoriamente uma prótese
de aço. Seu casamento anda ruim, passa a ter pesadelos diários com a mão
desaparecida, tornando-o um homem instável, deprimido e violento. Psicologicamente
abalado, isola-se numa casa remota com a esposa e a filha pequena, e paralelo a
isso, pessoas com quem não se dava começam a ser assassinadas de maneira brutal.
Teria aquela mão criado vida agindo com vontade própria?
Produzido e lançado pela
Orion/Warner, tem um bom Michael Caine no papel principal, personagem que seria
originalmente de Jon Voight e depois de Dustin Hoffman, que declinaram. Tem efeitos
especiais de Carlo Rambaldi, ganhador de três Oscars, dentre eles por criaturas
famosas do cinema, como Alien e ET – os efeitos criados por ele são os
diferentes modelos de mãos decepadas, que andam, rastejam e pulam.
Baseado no livro de Marc
Brandel ‘The lizard's tail’, foi produzido por um dos produtores mais
importantes dos anos 80 e 90, Edward R. Pressman, e traz trilha sonora de James
Horner, de ‘Titanic’, e montagem bem caprichada do premiado Richard Marks, de ‘Dick
Tracy’.
Utilizando cores fortes
e cenas em PB, há momentos assustadores, como a visão da mão andando pelos
matos e entrando nas casas, como se estivesse viva e víssemos com seus olhos, em
primeira pessoa.
No filme todo a realidade
se confunde com os delírios do cartunista, nunca sabemos se o que ocorre é real
ou não, o que torna o filme angustiante. A cena final na clínica, com
participação da atriz Viveca Lindfors, é de fechar com chave de ouro. Lançado
em DVD numa boa cópia pela Classicline.
A mão (The hand). EUA, 1981, 104 minutos. Terror/Suspense.
Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Oliver Stone. Distribuição: Classicline
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