quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Cine Cult


A mão


O cartunista Jonathan Lansdale (Michael Caine) sofre um terrível acidente de carro e perde a mão direita. Após a recuperação no hospital, é informado que sua mão nunca foi encontrada. Sem poder desenhar, tem pesadelos e alucinações. Em vários deles, a mão se transforma em um monstro assassino. Até que seus desafetos começam a morrer misteriosamente.

Filme de terror de início de carreira de Oliver Stone, que pouca gente conhece. Por ter sido fracasso no lançamento nos cinemas em 1981, virou cult, e hoje revendo é um filme assustador, de terror psicológico, cheio de metáforas. A principal delas é a relação do tormento do cartunista sem a mão com as alucinações dos soldados da Guerra do Vietnã, tema recorrente nas obras de Stone – por ter sido combatente no Vietnã, e viu de perto os horrores da guerra, ele fez obras máximas do cinema com o tema, por exemplo, Platoon e Nascido em 4 de julho, sempre trazendo os soldados perturbados e os horrores da guerra. Esse foi o segundo filme de Stone, sete anos depois de estrear com um terror B, ‘Seizure’, de 1974, e depois faria filmes sobre política e mundo dos negócios, como ‘Wall Street – Poder e cobiça’, ‘JFK - A pergunta que não quer calar’ e ‘Nixon’, biografias musicais, como ‘The Doors’, e fitas de extrema violência, como ‘Assassinos por natureza’.
Em ‘A mão’, um cartunista tem a mão decepada num trágico acidente de carro. O membro nunca foi encontrado, então ele não pode voltar a desenhar. Usa provisoriamente uma prótese de aço. Seu casamento anda ruim, passa a ter pesadelos diários com a mão desaparecida, tornando-o um homem instável, deprimido e violento. Psicologicamente abalado, isola-se numa casa remota com a esposa e a filha pequena, e paralelo a isso, pessoas com quem não se dava começam a ser assassinadas de maneira brutal. Teria aquela mão criado vida agindo com vontade própria?
Produzido e lançado pela Orion/Warner, tem um bom Michael Caine no papel principal, personagem que seria originalmente de Jon Voight e depois de Dustin Hoffman, que declinaram. Tem efeitos especiais de Carlo Rambaldi, ganhador de três Oscars, dentre eles por criaturas famosas do cinema, como Alien e ET – os efeitos criados por ele são os diferentes modelos de mãos decepadas, que andam, rastejam e pulam.
Baseado no livro de Marc Brandel ‘The lizard's tail’, foi produzido por um dos produtores mais importantes dos anos 80 e 90, Edward R. Pressman, e traz trilha sonora de James Horner, de ‘Titanic’, e montagem bem caprichada do premiado Richard Marks, de ‘Dick Tracy’.
Utilizando cores fortes e cenas em PB, há momentos assustadores, como a visão da mão andando pelos matos e entrando nas casas, como se estivesse viva e víssemos com seus olhos, em primeira pessoa.





No filme todo a realidade se confunde com os delírios do cartunista, nunca sabemos se o que ocorre é real ou não, o que torna o filme angustiante. A cena final na clínica, com participação da atriz Viveca Lindfors, é de fechar com chave de ouro. Lançado em DVD numa boa cópia pela Classicline.

A mão (The hand). EUA, 1981, 104 minutos. Terror/Suspense. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Oliver Stone. Distribuição: Classicline

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