terça-feira, 29 de agosto de 2023

Cine Terror


Dois filmes que integram o box “Sessão de terror Anos 80 – volume 6”, lançado recentemente pela Obras-primas do Cinema.


Os demônios de Alcatraz

Estudante tem terríveis pesadelos de uma prisão ocupada por pessoas que lá morreram e se transformaram em demônios. Com um grupo de amigos, ele faz uma expedição a Alcatraz, a temida penitenciária na baía de São Francisco, pois acredita que o local esteja abrigando tais monstros de seus sonhos, e, portanto, quer confrontá-los. Chegando na prisão, o grupo é perseguido por demônios vorazes.

Fita B de terror com muito rock’n’roll dos anos 80, demônios assustadores e pitadas de humor negro. Naquelas tramas absurdamente divertidas e impossíveis da época, acompanhamos um estudante que vive sonhando com demônios em uma penitenciária. Ele tem um “chamado”, e com um grupo de amigos vai até a ilha de Alcatraz, na prisão desativada, encontrar-se com o mal. Um deles é possuído por um demônio canibal, os amigos se dispersam e acabam perseguidos por criaturas medonhas que atormentam o rapaz em seus sonhos. Uma bruxa boa e gótica irá auxiliá-los no caminho da sobrevivência.
Fitinha corriqueira, passatempo curto (tem 85 minutos apenas), direto e curioso, com atores desconhecidos (há canastrões, que nem seguiram carreira, e participação especial de Toni Basil, cantora, coreógrafa e atriz, no papel da bruxa boa). Inspirado no cinema de terror oitentista italiano de Lamberto Bava, em particular na cultuada duologia “Demons” (1985 e 1986) – a maquiagem dos demônios com dentes que saltam é muito semelhante, além do clima, com uma fotografia escura em ambientes tomados por fumaças, da trilha sonora e dos letreiros iniciais.
Foi filmado na verdadeira penitenciária federal de Alcatraz, na Baía de São Francisco, Califórnia, que existiu como prisão por 30 anos, entre 1934 e 1963, e abrigou criminosos perversos, como Alvin Karpis, e mafiosos, dentre eles Al Capone.


O filme saiu em DVD no box “Sessão de terror Anos 80 – vol.6”, juntamente com “A visão do terror” (1986), “Spookies: Renascidos das trevas” (1986) e “Assassinato no colégio” (1989) - lançado pela Obras-primas do Cinema, em disco duplo, contendo 50 minutos de extras e cards colecionáveis.

Os demônios de Alcatraz (Slaughterhouse rock). EUA, 1987, 85 minutos. Terror/Comédia. Colorido. Dirigido por Dimitri Logothetis. Distribuição: Obras-primas do Cinema


Assassinato no colégio

Uma jovem estudante, filha de um procurador de Justiça que está desaparecido, inicia o ano letivo em uma nova escola. Seus colegas de classe, um a um, são assassinados por alguém desconhecido. E ela será a próxima vítima.

Nos anos de 1980 brotou nos Estados Unidos um popular subgênero do terror chamado ‘slasher movies’, com filmes sanguinários sobre assassinos mascarados que trucidavam jovens em cabanas distantes (como “Sexta-feira 13”), em mansões sinistras (como “Noite infernal”), em festas (como “Baile de formatura”) etc. Dentro do mundo do slasher surgiu uma linha de filmes com humor negro, uma espécie de terrir (terror com comédia), principalmente no fim daquela década. “Assassinato no colégio” (1989) é um desses casos, uma fitinha corriqueira com tom policial e uma trama de investigação, sobre estudantes que são mortos na escola de uma pequena cidade após o súbito desaparecimento de um procurador de Justiça cuja filha está matriculada lá. Muitas mortes bizarras deixam a comunidade estarrecida, e todos estão à procura do assassino.
Nada marcante ou especial, é um passatempo bobinho, porém curioso por trazer Brad Pitt bem novo (na época tinha 26 anos, e este foi seu quarto trabalho no cinema). Tem participação dos novatos Donovan Leitch Jr., de “A bolha assassina” (1988) e Jill Schoelen, de “O padrasto” (1987), e dos veteranos Martin Mull, de “Os sete suspeitos” (1985), como o procurador desaparecido, e Roddy McDowall, de “Cleopatra” (1963) e “A hora do espanto” (1985), no papel do diretor da escola.


Foi o único filme dirigido pelo inglês Rospo Pallenberg, roteirista de “Excalibur” (1981) e “Floresta das esmeraldas” (1985), e que coescreveu e codirigiu, sem créditos, “O exorcista II: O herege” (1977).
Integra o box “Sessão de terror Anos 80 – vol.6”, com os filmes “Os demônios de Alcatraz”, “A visão do terror” e “Spookies: Renascidos das trevas”, lançado pela Obras-primas do Cinema; são dois discos, contendo 50 minutos de extras e cards colecionáveis.


Assassinato no colégio (Cutting class). EUA, 1989, 91 minutos. Terror/Comédia. Colorido. Dirigido por Rospo Pallenberg. Distribuição: Obras-primas do Cinema

Nenhum comentário: