segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Resenha Especial


Um assaltante bem trapalhão

Virgil Starkwell (Woody Allen) é um assaltante atrapalhado, preso constantemente devido aos roubos mal sucedidos. Em liberdade condicional apaixona-se por Louise (Janet Margolin) e tenta mudar de vida quando resolve se casar com ela. Porém novos assaltos o convidam para retornar ao mundo obscuro do crime.

Comédia tresloucada de Woody Allen em seu segundo filme como diretor (o primeiro veio três anos antes, “O que há, tigresa?”), lançada em 1969 e que conquistou o público do cinema alternativo. Allen também escreveu o roteiro, ao lado de Mickey Rose, e atuou como o protagonista desajeitado, unindo todas as características de roteiro, direção e atuação que marcariam seu estilo próprio, inconfundível. Com essa comédia autoral, ivestiu pela primeira vez no mockumentary, conhecido como “pseudo documentário” ou “falso documentário”, contando, como se fosse real, a vida de um assaltante azarado e suas peripécias para roubar bancos e lojas, desde a infância à juventude – como elementos do falso documentário escutamos uma narração off que apresenta a biografia personalizada do criminoso, e depoimentos de pais e amigos sobre ele, um bandido incompetente, sem jeito para o crime, que viveu sofrendo bullying e adquiriu um forte complexo de inferioridade.
Brilhantemente Allen brinca com o cinema policial, em especial o subgênero “fita de assalto”, com sequências muito engraçadas, referências cinematográficas e muitas piadas visuais (gags) bem planejadas (como a dos óculos de Virgil, atacado por diversos personagens que passam por ele). Você, assim como eu, vai gargalhar!
Rodado nas ruas de San Francisco e na verdadeira penitenciária estadual de San Quentin, na Califórnia, com orçamento de U$ 1,5 milhão, a comédia foi resgatada pela Classicline, que acabou de relançá-la em DVD. Mais uma diversão garantidíssima para quem procura humor inteligente e, claro, conhecer mais a primeira fase do cinema autoral de Woody Allen.

Um assaltante bem trapalhão (Take the money and run). EUA, 1969, 84 min. Comédia. Colorido/Preto-e-branco. Dirigido por Woody Allen. Distribuição: Classicline

* Publicado na coluna Middia Cinema, na revista Middia Magazine, edição de outubro/novembro de 2018


Nenhum comentário: