quarta-feira, 23 de maio de 2018

Resenha Especial


O maior espetáculo da Terra

(Reedição)

O circo está armado! Debaixo da lona colorida, o romance entre o explosivo gerente do empreendimento circense Brad Braden (Charlton Heston) e a trapezista Holly (Betty Hutton) será abalado com a vinda do lendário trapezista Sebastian (Cornel Wilde), contratado para atrair o maior número possível de público nas apresentações. Braden, ganancioso e durão, fará de tudo para que o espetáculo não pare.

A Classicline acaba de relançar em DVD este que foi o grande ganhador do Oscar de melhor filme no ano de 1953, vencedor também do prêmio de melhor roteiro e ainda indicado em outras três categorias, diretor, figurino e edição. Irregular na forma, com resultado mediano, “O maior espetáculo da Terra” foi o penúltimo projeto do notório cineasta e produtor Cecil De Mille, que deixou um legado ímpar ao mundo da Sétima Arte com épicos memoráveis, como “Os Dez Mandamentos” (as duas versões, de 1923 e a de 1956) e “Sansão e Dalila” (1949).
Vê-se nitidamente a audácia do lendário diretor, que gerou uma obra decisiva sobre o mundo do circo, objeto raras vezes visto nas telonas. De Mille mergulhou de cabeça neste universo artístico, com tamanha magnitude de detalhes para exibir os bastidores, a preparação dos atores nas apresentações para o público, os mistérios e as perigosas façanhas dos artistas mambembes. Centraliza as ações nas disputas por espaço no picadeiro, com as rivalidades crescentes num diálogo claro entre o brilho e o ego, marcados até por violência na arena. Mas revisitando hoje, chio das falhas no roteiro, longo demais para o gosto popular, com uma infinidade de personagens envolvidos em intrigas intermináveis e nem sempre bem conduzidas. A narrativa é lenta, melhorando na parte final (antes do desfecho tem a famosa cena do desastre de trem, filmado em maquetes). Há ainda três números musicais nada empolgantes, com ritmos circenses conhecidos.
O elenco charmoso reúne nomes famosos da época, todos já falecidos, como Charlton Heston (com sua forte presença em cena como o gerente do circo), James Stewart (o ex-médico que trabalha como palhaço, que nunca tira a maquiagem, pois guarda um passado obscuro), Betty Hutton (a trapezista que divide dois amores), Cornel Wilde (o Grande Sebastian, o trapezista), Lyle Bettger (como um domador de elefantes cruel e sádico), além de Gloria Grahame, Dorothy Lamour e artistas circenses reais.
Eu não gosto de circo, por isso não me encanto com o resultado. Tirando problemas do roteiro, o filme tem seus méritos como superprodução, graças a um figurino riquíssimo e elenco de primeira. E uma legião de fãs que o considera inesquecível.
Ganhou ainda três Globos de Ouro a que foi indicado, como melhor filme de drama, diretor e fotografia. Em 2010 saiu na coleção “Clássicos Paramount” e agora sai fresquinho pela Classicline. Assista e tire as conclusões acerca deste clássico do cinema.

O maior espetáculo da Terra (The greatest show on Earth). EUA, 1952, 152 min. Drama/Romance. Colorido. Dirigido por Cecil B. De Mille. Distribuição: Classicline e Paramount Pictures

Nenhum comentário: