quarta-feira, 7 de junho de 2017

Cine Lançamento


Romance à francesa

Clément (Emmanuel Mouret), um professor quarentão, está feliz da vida, pois namora uma linda mulher, a atriz Alicia (Virginie Efira). Sempre enrolado com relacionamentos, conhece outra beldade, a jovem e intrometida Caprice (Anaïs Demoustier), que quer sair com ele de todo jeito, não se importando em ser sua amante. Dividido entre as duas, Clément encontrará grandes problemas pela frente, ainda mais quando descobre que o melhor amigo está apaixonado por Alicia.

Mais uma boa investida da França na comédia romântica independente, uma fita modesta e agradável, que na Europa obteve pequeno sucesso, porém no Brasil ninguém ouviu falar (estreou em outubro nos cinemas brasileiros, pela Mares Filmes, que acabou de lançá-la em DVD). Escrito, dirigido e protagonizado por Emmanuel Mouret, um dos bons atores da nova geração do seu país, o filme fala sobre amores fugazes e amantes, um tema batido, mas aqui tratado com singeleza, sem pender para exageros ou romance barato. Conhecemos de perto a vida de um professor de beleza duvidosa lidando com duas mulheres charmosas, a namorada, uma atriz prestigiada, e a amante, mais nova e enxerida (de nome Caprice, título original do filme). Além de se dividir no relacionamento, fica sabendo que o fiel amigo foi seduzido pela sua namorada “oficial” – as confusões começam aí, para incrementar os conflitos da história, que tem um desfecho bonito. Sem delongas, o roteiro resume-se às atrapalhadas de um homem indeciso no relacionamento, as mentiras para não ser exposto e como trair sem ser descoberto.
De um tempo para cá, já apontei isto em resenhas anteriores, o Brasil recebe uma infinidade de comédias francesas bem legais, todavia fora do circuito, em consequência, pouco conhecidas do grande público. “Romance à francesa” é uma dessas gratas surpresas, que merece atenção. Assistam!

Romance à francesa (Caprice). França, 2015, 99 min. Comédia romântica. Dirigido por Emmanuel Mouret. Distribuição: Mares Filmes

Nenhum comentário: