segunda-feira, 10 de abril de 2017

Resenha especial


13 minutos

Em 8 de novembro de 1939, dois meses após o início da Segunda Guerra Mundial, um metalúrgico chamado Georg Elser (Christian Friedel) tenta assassinar Adolf Hitler em um atentado a bomba. Ele é capturado por policiais quando tentava fugir pela fronteira da Alemanha com a Suíça, conduzido para a cadeia, e lá, torturado e interrogado. Durante o confinamento, revive, em lembranças, momentos intensos com a família. Quem fim terá o homem que planejou matar o ditador Adolf Hitler?

O premiado diretor alemão Oliver Hirschbiegel retorna com muita experiência à Segunda Guerra Mundial para contar outra boa história verídica sobre Adolf Hitler, com menos foco no ditador (o anterior foi “A queda – As últimas horas de Hitler”, indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2005. Lembram-se?). Neste belo e trágico trabalho pessoal de um grande cineasta contemporâneo apaixonado pela História do seu país, conhecemos a fundo a trajetória de Georg Elser, um metalúrgico e carpinteiro (e músico nas horas vagas), cidadão comum nascido no interior da Alemanha, que, bem no início da Segunda Guerra, tentou assassinar Hitler com uma bomba-relógio, enquanto o ditador discursava aos nazistas na Bürgerbräukeller, uma cervejaria em Munique. O atentado, planejado por ele, sozinho, por um ano, não feriu Hitler, que havia deixado o prédio 13 minutos antes de a bomba explodir (daí o titulo do filme), mas culminou com a morte de sete pessoas e deixou 63 feridos, além de ter destruído parte da estrutura da cervejaria. Elser acabou preso e torturado cruelmente pela Gestapo para contar o porquê do crime – ele e muitos alemães tidos como subversivos significaram e ainda simbolizam a voz da oposição ao regime nazi-fascista.
Intercalando flashbacks da vida íntima do protagonista com momentos de sua prisão, o filme ergue um triste retrato das atrocidades do Nazismo durante a Segunda Guerra, mostrando as técnicas e as câmaras de tortura dos alemães, com cenas fortes, momentos de tensão, drama, lirismo e suspense. O filme, autêntico e digno de reflexões, deixa no ar duas questões: se Elser tivesse matado Hitler, a Segunda Guerra teria continuado? E quantas vidas poderiam ter sido salvas se a bomba do metalúrgico tivesse atingido o alvo principal?
Já nas locadoras, “ 13 minutos” é um dos ótimos lançamentos de 2017 da Mares Filmes - assisti em outubro passado na 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e dias atrás revi em DVD. Indicado para todos os públicos!


13 minutos (Elser). Alemanha, 2015, 114 min. Drama/Guerra. Dirigido por Oliver Hirschbiegel. Distribuição: Mares Filmes

Nenhum comentário: