quarta-feira, 5 de abril de 2017

Cine Lançamento


Oeste sem lei

O jovem e solitário Jay Cavendish (Kodi Smit-McPhee) cruza os Estados Unidos pelo Oeste selvagem em busca da amada, que fugiu para terras distantes após ser acusada de um crime. No caminho conhece um misterioso pistoleiro, Silas Selleck (Michael Fassbender), e ambos viram alvo de foras-da-lei.

Um ano antes de receber sua segunda indicação ao Oscar de melhor ator, por “Steve Jobs” (2015), Michael Fassbender aceitou participar, mesmo com papel menor, desse curioso faroeste alternativo inglês, rodado no sul da Nova Zelândia, e como o título original diz, lento, de exagerada passividade. Ele e o jovem promissor Kodi Smit-McPhee interpretam uma dupla que, no final do século XIX, vaga pelo oeste selvagem, habitat de forasteiros sem alma, cada qual em busca de objetivos diferentes – enquanto o menino pretende resgatar a amada foragida, o outro procura redenção, mesmo que isso custe violência. Na cola dos dois personagens entra, a partir da metade da fita, um vilão, caçador imperdoável, papel bem bacana feito pelo ator Ben Mendelsohn.
Tem um padrão bem anti-western, que poderá decepcionar os fiéis seguidores do gênero: há pouca estrutura cinematográfica dos faroestes, com orçamento modestíssimo (de U$ 2 milhões), filmagens em locações superficiais (rápidas passagens no interior de florestas e ambientes semiáridos), sem música, sem aquele suspense em primeira pessoa, com alguém na mira, além de um ou outro tiroteio. Ou seja, é mais drama que western, monótono e com longos diálogos, que para mim surtiu efeito por esse rompimento na tradição bangue-bangue. O público não curtiu, tanto que fracassou nas bilheterias, porém agradou a crítica em Sundance – “Oeste sem lei” venceu lá o Grande Prêmio do Júri em 2015, sendo indicado em dezenas de festivais e premiações no mundo todo.
Dirigido pelo músico e curtametragista vencedor do Bafta John Maclean, que promete, com o filme, uma nova reinvenção no mundo dos faroestes independentes. Eu aprovei o trabalho e recomendo uma experiência.


Oeste sem lei (Slow West). Nova Zelândia/Inglaterra, 2015, 84 min. Faroeste/Drama. Dirigido por John Maclean. Distribuição: Flashstar

Nenhum comentário: