sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Resenha Especial


O segredo do bosque dos sonhos

Em um remoto vilarejo na Itália, crianças são brutalmente assassinadas por um serial killer. O terror toma conta da população, que clama por justiça. Nessa onda de medo, a polícia passa a prender e indiciar moradores suspeitos, como uma mulher praticante de bruxaria e um delinquente, na tentativa de revelar a identidade do temido psicopata.

Obra-prima do cinema de horror italiano, “O segredo do bosque dos sonhos” é um autêntico giallo e a fita preferida do seu diretor, Lucio Fulci, um dos mestres do gênero. Com uma trama curiosa (e bem indigesta, porque envolve assassinato de crianças), escrita engenhosamente pelo próprio Fulci, o filme marca como ponto central a paranoia da população de um vilarejo aterrorizada por um psicopata, que mata os pequeninos de forma macabra. Tomados pela superstição, os habitantes pedem a cabeça desse temível assassino, que ninguém sabe quem é, o que torna todos suspeitos diante do iminente desespero no ar – e o caso, para complicar, recebe amplo destaque na mídia, peso extra para forçar a condenação de qualquer cidadão.
Sob a égide de um giallo (menos sangrento que os habituais da época), esse filme máximo de Fulci também caminha pela senda do drama psicológico e do policial de investigação e ainda explora com sensatez a imprensa abusiva e cruel, que fulmina do dia para a noite a vida de indivíduos inocentes para obter a todo custo a audiência.
Com um início pitoresco, um pouco confuso, prende a atenção até o desfecho-surpresa, no desfiladeiro, sob a música do falecido compositor Riz Ortolani (duas vezes indicado ao Oscar), num dos finais mais chocantes e belos do cinema.
O formidável casting ajunta nomes de todas as partes do mundo: a brasileira Florinda Bolkan (como a bruxa), o cubano Tomas Milian, a grega Irene Papas, a alemã Barbara Bouchet, o suíço Marc Porel e o francês Georges Wilson, em papéis estranhos e muito marcantes. Obrigatório aos fãs.
Sai em DVD pela primeira vez no Brasil, pela Versátil, na caixa “Giallo”, com outros três filmaços do gênero: “Seis mulheres para o assassino” (1964), “O estranho vício da Sra. Wardh” (1971) e “Tenebre” (1982). Já à venda. Por Felipe Brida

* Resenha publicada na coluna 'Middia Cinema', da Middia Magazine - edição de novembro/dezembro de 2015.

O segredo do bosque dos sonhos (Non si sevizia un paperino). Itália, 1972, 99 min. Terror. Colorido. Dirigido por Lucio Fulci. Distribuição: Versátil.

Nenhum comentário: