quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Resenha


Ouija: O jogo dos espíritos

Após a misteriosa morte da melhor amiga, Laine (Olivia Cooke) resgata um velho tabuleiro Ouija e reúne amigos para desvendar o caso. O grupo, formado por cinco pessoas, instala-se na casa onde a jovem morreu, na tentativa de um contato com seu espírito. Diante do tabuleiro, uma série de acontecimentos horripilantes colocará a vida de todos em jogo.

Dos produtores de “O massacre da serra elétrica” e “Sobrenatural” surge o melhor filme sobre a sinistra tábua Ouija, que serve para invocar espíritos e assim fazer um contato com o além. Tensão, sustos e mortes inusitadas não faltam e sustentam-se como ingredientes essenciais para o bom calibre dessa fita de terror, 100% apropriada ao público jovem. É um tema até comum, abordado pelo cinema desde os anos 80 – se procurarmos há dezenas de filmes semelhantes, com resultados medíocres (nada que valha a pena recordar), porém aqui, ao menos, deparamo-nos com qualidades do genuíno gênero horror, que preserva a ambientação de medo e prende a atenção até o final. Vá tranquilamente sem compromisso, mas não espere ineditismo ou algo extraordinário. É um entretenimento regular com a proposta de assustar, ainda mais diante da superstição em torno do tabuleiro Ouija, um método de necromancia praticado desde o século XIX (há espalhadas pela internet informações sobre casos possivelmente consumados de invocação de espíritos tanto com a Ouija quanto com o ‘jogo do copo’).
Estreante na direção, Stiles White demonstra competência e entusiasmo atrás das câmeras – ele está acostumado com o terror, foi roteirista de “O pesadelo” (2005) e “Presságio” (2009) e técnico de efeitos visuais de fitas como “A relíquia” (1997), “Pânico no lago” (1999) e “O sexto sentido” (1999). Optou por uma produção independente, que deu retorno de público na estreia norte-americana - custou U$ 5 milhões, com bilheteria que ultrapassou U$ 50 milhões, e como todo filme de horror de sucesso da atualidade, haverá continuação, recém-anunciada para 2016, com novo elenco e outro diretor, no caso Mike Flanagan, de “Absentia” (2011) e “O espelho” (2013). Assista sem exigências e segure-se na cadeira! Já em DVD. Por Felipe Brida


Ouija: O jogo dos espíritos (Ouija). EUA, 2014, 89 min. Horror. Dirigido por Stiles White. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: