domingo, 8 de junho de 2014

Cine Lançamento


Ragnarok

O arqueólogo Sigurd Svendsen (Pål Sverre Hagen) é procurado por um grupo de pessoas para decifrar runas inscritas em um objeto misterioso. Ele suspeita que as mensagens possam levá-lo a uma terra perdida entre a Noruega e a Rússia, palco para o temível Ragnarok, o fim dos tempos segundo a mitologia nórdica.

A Noruega, país de gelo eterno localizado no extremo norte da Península Escandinava, ou seja, nos confins da Terra, é hoje um polo de produção de cinema com trabalhos frequentes, com produções requintadas e altos investimentos em efeitos visuais contemporâneos. “Ragnarok” é um bom exemplar dessa safra, fita de aventura sobre mitologia nos tempos atuais. De acordo com a cultura nórdica milenar, Ragnarok seria uma série de desastres que um dia ocorrerão na natureza, fazendo com que o mundo seja submerso no mar para que ele renasça fértil. Em suma, uma espécie de um novo Big Bang. Com essa premissa, o filme se constrói, a partir de um arqueólogo disposto a decifrar runas secretas que o faz partir, junto com um grupo, a uma viagem ao desconhecido e nebuloso.
A fita acompanha a aventura dos expedicionários desvendando enigmas seculares – e com direito a uma surpresa no final, a presença de uma figura assustadora e recorrente na literatura (com desenho de produção caprichado).
O novato diretor Mikkel Brænne Sandemose trouxe às telas um roteiro original também do pouco conhecido John Kåre Raake, que fascina pelo quebra-cabeça bem montado, pela trama misteriosa e as altas doses de adrenalina. Vale como um passatempo diferente e caprichado para todas as idades.
Atenção: Não é o Ragnarok japonês, shonen de espadachins e bruxas, que virou jogos de videogame e série de animes (também lançados no Brasil pela Paramount). Por Felipe Brida

Ragnarok (Gåten Ragnarok). Noruega, 2013, 94 min. Ação/Aventura. Dirigido por Mikkel Brænne Sandemose. Distribuição: Paramount/Universal

Nenhum comentário: