quarta-feira, 11 de junho de 2014

Cine Lançamento



Um time show de bola

O garoto Amadeo é fascinado por pebolim. Todos os dias frequenta um café na cidadezinha onde vive para jogar com os amigos na velha mesa. Colosso, seu inimigo valentão que se tornou jogador de futebol, volta para a cidade depois de uma temporada fora e desafia Amadeo para uma partida de verdade nos gramados. O menino, receoso, pede ajuda ao time de pebolim. Os jogadores de brinquedo, de maneira mágica, adquirem vida e organizam o maior campeonato de futebol do local.

Divertida animação em computação gráfica produzida na Argentina e na Espanha, que é ao mesmo tempo emocionante, ágil e mais apropriada aos meninos de 8 a 15 anos. O destaque que chama a atenção é a direção de Juan José Campanella, o argentina ganhador do Oscar por “O segredo dos seus olhos” (2009). Na verdade, é um momento de descontração na carreira desse cineasta brilhante, também roteirista de seus trabalhos, como “O filho da noivaa”, “Clube da Lua” e “O mesmo amor, a mesma chuva”, todos com Ricardo Darín no elenco (e que estranhamente não emprestou a voz para nenhum personagem dessa bacaninha animação).
Despretensioso, comedido e engraçado, o filme infanto-juvenil situa, na monotonia de um vilarejo, um garoto chamado Amadeo que cresce em seus sonhos, e, como qualquer rapaz daquela idade, pretende ser jogador e sair de casa. A oportunidade de mostrar o talento surge na competição com o inimigo, o tal do Colosso, que já é “alguém” na vida, e isto faz dele querer ganhar status.
Nessa aventura, o protagonista desencadeará uma energia extraterrena, contando com a ajuda dos jogadores de pebolins (um mais brincalhão que outro, com formas e cabelos excêntricos), para obter o tão esperado resultado que almeja.
Com vozes de Rupert Grint, Anthony Head e do próprio diretor Campanella, a animação tem roteiro adaptado pelo próprio diretor, de um conto antigo argentino escrito por Roberto Fontanarrosa, que segue estrutura semelhante.
O título original, “Metegol”, significa tanto pebolim quanto futebol de botão. Para conferir e divertir-se à beça! Por Felipe Brida


Um time show de bola (Metegol). Argentina/Espanha, 2013, 106 min. Animação. Dirigido por Juan José Campanella. Distribuição: Paramount/Universal

Nenhum comentário: