sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Viva Nostalgia!


Guerra e paz

Rússia, 1810. Durante a invasão de Napoleão (Herbert Lom) no país, a jovem Natasha (Audrey Hepburn), filha de um nobre arruinado, apaixona-se pelo conde Pierre (Henry Fonda), intelectual da aristocracia russa. Ferido gravemente na batalha de Austerlitz, o príncipe Andrei (Mel Ferrer) retorna para casa e se interessa por Natasha, que hoje está em um relacionamento com seu grande amigo Pierre. O avanço das tropas napoleônicas pelo território coberto gera uma enorme instabilidade política e social, enquanto que a crise também se instala entre Pierre, Andrei e Natasha.

Chega pela primeira vez em Blu-ray no Brasil (o DVD já existia há tempos) o interminável clássico de guerra do cinema, baseado no romance mundialmente famoso de Leon Tolstoy, com roteiro complexo escrito a seis mãos, incluindo a do próprio diretor, King Vidor, e a do cineasta italiano Mario Camerini.
A co-produção EUA/Itália deu um trabalho danado para ser finalizada. Custou caro para a época (U$ 6 milhões), teve parte rodada nos estúdios da Paramount e outra em Roma, com sequências assustadoras de batalhas na neve, rodadas em estúdio e em locações apropriadas. Com três horas e meia de duração, o filme reduz muito as muitas centenas de páginas do livro de Tolstoi, abrangendo o conflito romântico dentro do palácio real. Tanto a obra literária quanto a adaptação cinematográfica mantém uma linguagem pouco acessível ao público, de narrativa difícil, com ampla exposição dialogada e pouca ação. O sustentáculo desse projeto de cinema está na recriação do contexto histórico, que é pra ninguém botar defeito: a Rússia coberta de neve, os espaços internos do pujante palácio do príncipe, o figurino estonteante deixam evidente preocupação estética nesse trabalho de mestre – King Vidor, o diretor, recebeu cinco indicações ao Oscar durante a carreira toda, e este é um dos poucas investidas em teor mais político e real.
Recebeu três indicações ao prêmio da Academia, como diretor, fotografia e figurino.
O trio central mantém o interesse (Audrey está bela como sempre, e os soturnos Henry Fonda e Mel Ferrer dão vez ao conflito), completado por um elenco de feras, como Oskar Homolka, Vittorio Gassman e Anita Ekberg. Na época Mel Ferrer estava casado com Audrey (se conheceram dois anos antes e se divorciaram em 1968, deixando um filho).
Pode soar cansativo para muitos, em especial os que não conhecem a literatura russa de Tolstoy. Mas é inegável sua riqueza técnica e artística. Vale uma conferida com calma, ainda mais agora em Blu-ray. Por Felipe Brida

Guerra e paz (War and peace). EUA/Itália, 1956, 208 min. Drama/Guerra. Colorido. Dirigido por King Vidor. Disponível em DVD e em Blu-ray.

Nenhum comentário: