terça-feira, 9 de julho de 2013

Nota de Cinema



Pouca gente ouviu falar em João Bennio (foto abaixo), cineasta mineiro nascido em Mutum em 1927 e falecido precocemente, aos 57 anos, em 1984. Produziu e dirigiu seus filmes de forma independente, fixando-se em Goiânia, terra escolhida para morar e trabalhar - hoje é considerado um dos grandes expoentes do cinema goiano.

Pois bem, para lembrar esse diretor praticamente esquecido, o Canal Brasil exibe logo mais às 11h35 a comédia "O azarento - Um homem de sorte" (1972). Nesse filme Bennio dirige, produz, atua e escreve o roteiro. No elenco, há também uma preciosidade nostálgica: a presença do falecido ator Geraldo Alves (1935-1993), nascido em Itápolis, cidade vizinha a Catanduva (Geraldo ficou conhecido pelo personagem Bill Bebes na Escolinha do Professor Raimundo, uma brincadeira em homenagem a Gil Gomes - e morreu tragicamente em um acidente de carro). Outros artistas de peso estão em "O azarento", como Henriqueta Brieba, Rodolfo Arena e Sandra Barsotti.

Quem tiver canal por assinatura confira essa preciosidade de João Bennio, e redescubra um talentoso cineasta, infelizmente apagado. E parabéns ao Canal Brasil pela homenagem. Por Felipe Brida

Nenhum comentário: