domingo, 14 de julho de 2013

Cine Lançamento


Jack Reacher: O último tiro

Escondido no estacionamento de um prédio, um atirador de elite mata cinco pessoas aleatoriamente, em questão de segundos. As investigações recaem sobre o veterano de guerra James Barr (Joseph Sikora). No interrogatório, o acusado levanta o nome de Jack Reacher (Tom Cruise), exímio ex-combatente de guerra, dado como desaparecido pelas autoridades. Barr exige que Reacher seja trazido até ele, pois acredita que os assassinatos estejam ligados a uma trama perversa envolvendo o alto escalão do governo e empreiteiras. Reacher aparece e inicia a investigação por conta própria, com seus métodos nada convencionais.

Um excelente exemplar de fita de ação fora do corriqueiro, com roteiro intrínseco e resoluções diretas, que não caem no senso comum. Tende a dar certo primeiramente pelo personagem central, um cidadão “fantasma”, que surge das cinzas para desvendar um crime brutal premeditado, cuja forma de pensar e agir não denota características de investigadores casuais. Jack Reacher é um cérebro ativo dentro de uma máquina de matar, uma espécie de andróide de carne, osso e sangue que não erro nos cálculos nem nas teorias e raramente se engana com o alvo. Tom Cruise, com seus 51 anos de idade (aparentando 15 a menos), personifica bem esse ex-combatente de guerra linha dura, com táticas específicas de fazer justiça com as próprias mãos. O ator é bom e faz jus ao papel.
Óbvio que Reacher irá encontrar desafetos pelo caminho e obstáculos ferozes, até porque os truculentos métodos de investigação que utiliza desagradam autoridades policiais. A única aliada é uma advogada, Helen (a boa atriz britânica Rosamund Pike), que passa a ter noites de sono mal dormidas para solucionar o estranho caso com Reacher.
Pelo fato de o filme ter mínimos detalhes que complementam a teia tétrica do plot, fico numa posição complicada de explorar o conteúdo. Se explicar mais uma linha serei estraga-prazer; então deixo ao leitor a dica para conferir essa superfita de ação, um quebra-cabeça explosivo com muita sequência de perseguição de carros e pancadaria. Empolgante dos créditos iniciais ao desfecho.
Há dois destaques curiosos: a pequena aparição do cineasta alemão Werner Herzog, como um sinistro ex-presidiário e manda-chuva local (o diretor às vezes faz ponta ou outra em filmes, porém aqui tem uma importância estratégica da metade pra frente da história) e a participação especial de Robert Duvall como atirador veterano que ajudará Reacher na investigação.
É o segundo filme do diretor Christopher McQuarrie, ganhador do Oscar como roteirista por “Os suspeitos” (1995). Por Felipe Brida

Jack Reacher: O último tiro (Jack Reacher). EUA, 2012, 130 min. Ação. Dirigido por Christopher McQuarrie. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: