sábado, 6 de julho de 2013

Cine Lançamento


Cirque Du Soleil: Outros mundos

A jovem Mia (Erica Linz) vaga solitariamente por um campo, em território desconhecido. Avista um circo que está prestes a abrir um espetáculo naquela noite. Ela adentra o espaço e troca olhares com o trapezista (Igor Zaripov), que a convida para assistir sua performance. Durante a cena, ele se desequilibra da corda e cai na arena; a terra se abre, “engole” o rapaz e leva Mia junto para outro mundo, um lugar quimérico, habitado por excêntricas figuras circenses.

Primeiro projeto de cinema da notória companhia circense do Canadá Cirque Du Soleil, produzido totalmente em 3D pelo mago James Cameron e dirigido pelo cineasta do momento Andrew Adamson (o mesmo de “Shrek” - partes 1 e 2, e dos dois primeiros capítulos de “As crônicas de Nárnia” - “O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” e “Príncipe Caspian”).
De indiscutível beleza sensorial e plasticidade que transcende os fotogramas comuns de cinema, o filme pode ser classificado em um gênero específico, o de fantasia, que não esconde sua base na performance circense. Há uma breve sequência inicial, da personagem chegando ao circo, que nada mais serve como pretexto para o grandioso show do “Circo do Sol”. São uma hora e meia de magia, que começa com a queda do trapezista, quando a arena se abre ao meio e leva para o fundo os dois jovens da história. Perdidos e assustados no desconhecido, ambos se envolvem diretamente em uma série de acontecimentos surreais, como barcos voadores conduzidos por figuras místicas e cavaleiros de brinquedo, numa suprema alegoria carnavalesca típica do Cirque Du Soleil (que sabe fazer bem feito!).
A inventividade da companhia de circo aliada à megalomaníaca mente de James Cameron resulta num brilhantismo técnico de som, cores e efeitos visuais incríveis.
As cenas, esquematizadas em fração de quadros de quatro a sete minutos, se planejam de forma orgânica à trilha sonora, composta por músicas do Beatles – do grupo britânico são sete no total, “Blackbird”, “Octopus’s garden”, “Lucy in the sky with diamonds”, “Being for the benefit of Mr. Kite”, “Get back”, “While my guitar gently weeps” e “All you need is Love”, e outras intimistas inéditas, feitas exclusivamente para o filme.
Foi rodado em cenários apropriados na cidade de Montreal, Canadá, berço do Cirque Du Soleil – que em 2014 completa 30 anos de existência.
É ver para crer! Sinta a energia do grupo com sua magnânima sensação cósmica. Por Felipe Brida

Cirque Du Soleil: Outros mundos (Cirque Du Soleil: Worlds away). EUA, 2012, 91 min. Fantasia. Dirigido por Andrew Adamson. Distribuição: Paramount Pictures

Nenhum comentário: