segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cine Lançamento



Uma vida melhor

Carlos Galindo (Demián Bichir) é um jardineiro mexicano que vive em Los Angeles. Trabalha arduamente em luxuosas mansões prestando serviços de paisagismo, a fim de garantir um bom futuro para seu filho Luís (José Julián). Até que o furto de uma camionete colocará em cheque a rotina desse simples trabalhador.

O mexicano Demián Bichir, de 48 anos, pouco conhecido aqui no Brasil, recebeu, esse ano, indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante pelo papel de um jardineiro humilde em busca de novas oportunidades para o filho. Nesse drama sobre realidades contrastantes, Bichir interpreta a voz de milhares de imigrantes ilegais que vivem nos Estados Unidos - o filme explica pouco sobre a situação de Galindo, no entanto sentimos na pele as dificuldades desse homem sem perspectivas, afundado em problemas financeiros.
Foi enorme fracasso nas bilheterias – com orçamento total de U$ 10 milhões, rendeu dez vezes menos na estreia, porém firmou a carreira do ator Demián Bichir, em atuação surpreendente (foi ele quem encarnou o presidente cubano Fidel Castro nas duas partes de “Che”, o equivocado trabalho pessoal de Steven Soderbergh).
Em uma safra de fitas escassas de temática séria, surge esse drama independente bem bonito, rodado em locações na fronteira México-EUA, cuja temática traça a relação de pai e filho levada a extremos. Filme sobre pessoas simples, com roteiro simples (de Eric Eason a partir do livro de Roger L. Simon), algo que lembra Neorrealismo Italiano, em especial “Ladrões de bicicleta” (1945), a contundente obra-prima de Vittorio De Sica. É também o melhor momento do diretor Chris Weitz, amplamente criticado por bobagens teens, como a primeira parte de “American Pie” e o sucesso de bilheteria “Lua nova”, e que depois da excelente comédia dramática “Um grande garoto” nunca mais acertou.
Confira!

Uma vida melhor (A better life). EUA, 2011, 98 min. Drama. Dirigido por Chris Weitz. Distribuição: Paris Filmes

Nenhum comentário: