domingo, 22 de novembro de 2009

Cine Lançamento


Inimigos públicos

Depressão Americana, anos 30. Em meio à crise provocada pelo crack da Bolsa de Valores, John Dillinger atemoriza a polícia norte-americana devido aos seus meticulosos assaltos a bancos. Líder de um grupo de corajosos criminosos, Dillinger vira alvo fácil do FBI e atinge o “status” de inimigo público.

Biografia linear do famoso ladrão de bancos John Dillinger (1903-1934), eleito pelo FBI como inimigo público durante a Grande Depressão, acusado de matar dezenas de policiais. O personagem real, aqui interpretado por Johnny Depp em atuação nada mais do que convencional, era um destemido fora-da-lei, violento e sem escrúpulos. Escapou ileso de atentados, foi preso em várias ocasiões e organizou planos de fuga mirabolantes dentro da cadeia.
“Inimigos públicos” resgata momentos da vida do bandido, desdobrando-se em cenas de tiroteios e perseguições de carro bem montadas – uma delas é a interminável emboscada na floresta, cheia de balas, capotamento de automóveis e assassinatos.
Porém como produção hollywoodiana o filme é longo, e o roteiro é um velho conhecido da indústria de cinema, já filmada outrora (o temível assaltante foi encarnado por Lawrence Tierney, Warren Oates e até Martin Sheen).
O título, tanto o original quanto o traduzido, faz menção à era desses bandidos do início do século, só que o projeto se volta apenas a Dillinger – e não de outros criminosos como faz supor, como Bonnie & Clyde, que viveram a mesma época.
O “Batman” Christian Bale também não marca com a figura pacífica de um investigador do FBI, tampouco Marion Cottilard, premiada com o Oscar no papel da cantora francesa Edith Piaf no ano passado, infelizmente em segundo plano, mal aproveitada como par romântico de Depp.
Projeto audacioso do expert Michael Mann (de “Fogo contra fogo” e “O informante”), com boa direção de arte, mas sem um “quê” especial ou mesmo marcante. Por Felipe Brida

Título original: Public enemies
País/Ano: EUA, 2009
Elenco: Johnny Depp, Christian Bale, Marion Cottilard, Billy Crudup, James Russo, Giovanni Ribisi, Stephen Dorff, Channing Tatum, Rory Cochrane, Stephen Lang, Leelee Sobieski.
Direção: Michael Mann
Gênero: Ação/ Drama
Duração: 140 min
Distribuidora: Universal Pictures

Nenhum comentário: