sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Especial de Cinema


48ª Mostra Internacional de Cinema de SP anuncia mais filmes da programação

Entre os dias 17 e 30 de outubro será realizada em São Paulo a 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, com a exibição de centenas de longas premiados em festivais como Cannes, Berlim, Veneza e Sundance. Desde o início do mês a equipe organizadora vem anunciando os filmes da edição desse ano, bem como parte da programação. Essa semana foram anunciados novos títulos que serão exibidos na Mostra, como ‘Anora’, de Sean Baker, ganhador da Palma de Ouro em Cannes, ‘Ainda estou aqui’, de Walter Salles, que venceu o prêmio de melhor roteiro em Veneza, a animação ‘Memoir of a snail’, de Adam Elliot, ganhadora do prêmio de animação no Festival de Annecy, ‘Simón de la Montaña’, de Federico Luis, premiado em Cannes, ‘Vermiglio’, de Maura Delpero, vencedor do Grande Prêmio do Júri em Veneza, e o documentário ‘Eight postcards from Utopia’, de Christian Ferencz-Flatz e Radu Jude. Em breve deve ser divulgada a programação completa.
O pôster oficial da 48ª Mostra Internacional de Cinema de SP tem a arte assinada pelo cineasta e artista gráfico indiano Satyajit Ray (1921-1992). Ray ganhará uma retrospectiva no festival, com exibição de seus principais filmes, restaurados, como ‘A canção da estrada’ (1955), ganhador da Palma de Ouro em Cannes, e as duas continuações, que compõe a ‘Trilogia Apu’, ‘O invencível’ (1956) e ‘O mundo de Apu’ (1959).
Nesse ano será lançada a ‘1ª Mostrinha’, com exibição de filmes infantis - um dos destaques será o filme ‘Arca de Noé’ (2024), além da exibição especial de ‘Castelo Rá-tim-bum – O filme’ (1999), que completa 25 anos.
No mês passado, foram anunciados títulos que irão compor a seleção 2024 do evento, como o indiano ‘All we imagine as light’, de Payal Kapadia, vencedor do Grand Prix em Cannes; o alemão ‘Dying’, de Matthias Glasner, ganhador do prêmio de roteiro no Festival de Berlim; o novo trabalho de David Cronenberg, o terror ‘The Shrouds’, indicado a Palma de Ouro, além de ‘By the stream’, de Hong Sang-Soo, ‘It’s not me’, de Leos Carax, e ‘Misericordia’, de Alain Guiraudie.





Patrocínio

 

Vitrine do cinema brasileiro e mundial, a Mostra Intl. de Cinema de SP conta com o patrocínio master da Petrobras, patrocínio do Itáu, copatrocínio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da Lei Paulo Gustavo. Tem a parceria do Sesc, o apoio da SPCINE e do Projeto Paradiso, colaboração do Telecine, da Ancine, do Instituto Galo da Manhã e da Netflix, além da promoção da Globofilmes, Canal Brasil, Folha de S. Paulo, TV Cultura, Arte 1, Bandnews e Revista Piauí.

Nenhum comentário: