terça-feira, 3 de setembro de 2024

Especial de Cinema


Festival do Rio 2024 anuncia longas para a Première Brasil


O 26° Festival do Rio, que ocorre na capital carioca entre os dias 3 e 13 de outubro, anunciou hoje os longas-metragens brasileiros selecionados para as mostras da Première Brasil. São 51 filmes, todos inéditos em circuito comercial, que representam a diversidade de temas e lugares, feitos or diretores premiados e novos nomes. Os filmes integram as mostras competitivas ‘Competição Oficial’ e ‘Novos Rumos’ - que concorrem ao ‘Troféu Redentor’, e as seleções especiais ‘Hors Concours’, ‘Retratos’ e ‘O Estado das Coisas’. Ao todo, o Festival do Rio recebeu 752 inscrições em 2024, sendo 530 curtas e 222 longas.


Na sessão ‘Première Brasil’ haverá a formação de público com a realização de sessões e debates abertos com elenco e equipe dos filmes, e ingressos a preços populares, além de sessões de gala para convidados e público. As sessões populares com debates são realizadas no Cine Odeon – CCLSR, cartão postal da Cinelândia do Rio. As cinco mostras dedicadas ao cinema nacional reúnem também coproduções com outros países, clássicos restaurados e curtas em competição – que serão anunciados nos próximos dias. São 31 estreias mundiais e inúmeras estreias nacionais, exibidas na Première Brasil, considerada a principal vitrine do cinema nacional. Em breve também será anunciada a programação internacional, com filmes exibidos nos mais importantes festivais do mundo, todos inéditos no Brasil.
Abaixo, a seleção completa de filmes da Première Brasil 2024, com filmes de ficção e documentário:

 

 

Competição - Longas de Ficção

 

Baby, de Marcelo Caetano (SP)

 

Betânia, de Marcelo Botta (SP)

 

Enterre seus mortos, de Marco Dutra (SP)

 

Os Enforcados, de Fernando Coimbra (SP)

 

O Silêncio das Ostras, de Marcos Pimentel (MG) – estreia mundial

 

Retrato de um certo oriente, de Marcelo Gomes (RJ)

 

Serra das Almas, de Lírio Ferreira (PE) – estreia mundial

 

Kasa Branca, de Luciano Vidigal (RJ) – estreia mundial

 

Lispectorante, de Renata Pinheiro (PE) - estreia mundial

 

Malu, de Pedro Freire (RJ)

 

Manas, de Marianna Brennand (RJ)

 

 

Competição - Longas Documentários

 

A queda do céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha (SP)

 

Apocalipse nos trópicos, de Petra Costa (SP)

 

3 Obás de Xangô, de Sergio Machado (RJ) – estreia mundial

 

Alma negra, do quilombo ao baile, de Flavio Frederico (SP) – estreia mundial

 

Mambembe, de Fabio Meira (GO) – estreia mundial

 

Quando vira a esquina, de Chris Alcazar (RJ) – estreia mundial

 

Salão de Baile, de Juru e Vitã (RJ)

 

 

 

Competição Novos Rumos - Longas

 

Ainda não é amanhã, de Milena Times (PE) - estreia mundial

 

A procura de Martina, de Márcia Faria (RJ) - estreia mundial

 

Avenida Beira-Mar, de Maju de Paiva e Bernardo Florim (RJ)

 

Centro Ilusão, de Pedro Diógenes (CE) - estreia mundial

 

Continente, de Davi Pretto (RS)

 

Incondicional: o mito da maternidade, de Patrícia Fróes (RJ) - estreia mundial

 

O deserto de Akin, de Bernard Lessa (ES) - estreia mundial

 

Paradeiros, de Rita Piffer (RJ) - estreia mundial

 

 

 

Hors Concours

 

A Vilã das Nove, de Teodoro Poppovic (RJ) – estreia mundial

 

Câncer com ascendente em virgem, de Rosane Svartman (RJ) – estreia mundial

 

Filhos do Mangue, de Eliane Caffé (SP)

 

Kopenawa, de Marco Altberg (RJ) – estreia mundial

 

Malês, de Antônio Pitanga (RJ) – estreia mundial

 

Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinícius, de Emílio Domingos (RJ) – estreia mundial

 

Precisamos falar, de Pedro Waddington e Rebeca Diniz (RJ) – estreia mundial

 

Virgínia e Adelaide, de Jorge Furtado e Yasmin Thayná (RS)

 

 

 

Mostra Retratos

 

Armando Costa: “Televisão pra mim não é bico”, de Victor Vasconcellos (RJ) – estreia mundial

 

Brizola, anotações para uma história, de Silvio Tendler (RJ) - estreia mundial

 

Carta a un viejo master, de Paz Encina (RJ)

 

Janis, amores de carnaval, de Ana Isabel Cunha (SP) - estreia mundial

 

Moacyr Luz, o embaixador dessa cidade, de Tarsilla Alves (RJ)

 

Noel Rosa, um espírito circulante, de Joana Nin (PR) - estreia mundial

 

O nascimento de H. Teixeira, de Roberta Canuto (RJ) - estreia mundial

 

 

 

O Estado das Coisas

 

Alarme silencioso, de Ricardo Favilla (RJ) – estreia mundial

 

Eu sou neta dos antigos, de Adriana Miranda (RJ) – estreia mundial

 

Sabores, de Claudia Calabi e Fernando Grostein (SP) – estreia mundial

 

Insubmissas, de Carol Benjamin, Tais Amordivino, Julia Katharine, Luh Maza e Ana do Carmo (RJ) - estreia mundial

 

Pele de Vidro, de Denise Zmekhol (SP) – estreia mundial

 

No céu da pátria nesse instante, de Sandra Kogut (RJ)

 

 

 

Midnight Movies

 

Abraço de mãe, de Cristian Ponce (RJ) – estreia mundial

 

A Herança, de João Cândido Zacharias (RJ)

 

 

 

Coproduções com o Brasil - Premiere Latina

 

Dormir de olhos abertos, de Nele Wohlatz (Brasil/Alemanha/Taiwan/Argentina)

 

 

Panorama do Cinema Mundial

 

Transamazonia, Pia Marais (França/Alemanha/Suíça/Taiwan/Brasil)

 

 

Sobre o Festival do Rio

O Festival do Rio é o grande encontro audiovisual da América Latina. Desde sua criação, já foram exibidos mais de 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em festivais como Cannes, Berlim, Toronto, Locarno, Veneza, dentre outros. Formador de público e de mão de obra, o Festival do Rio já capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares.
O Festival do Rio é apresentado pelo Ministério da Cultura, Shell e Prefeitura do Rio. Tem patrocínio master da Shell através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio – por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura, e apoio institucional da FIRJAN. Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura/Governo Federal.


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