sábado, 10 de setembro de 2022

Cine Cult


As garotas


Tosya (Nadezhda Rumyantseva), uma jovem russa, viaja a uma aldeia na Sibéria para ser cozinheira. Ela vai morar em uma cabana e lá faz refeições para um grupo de lenhadores. Ilya (Nikolay Rybnikov) é um desses trabalhadores, que se apaixona por ela. Tosya não quer se envolver com ninguém, porém uma série de desventuras amorosas se sucederão em sua vida.

Comédia romântica produzida na extinta URSS (União Soviética) em 1961 e uma das mais adoradas pelo público russo. Até hoje é uma fita leve, cativante, de alto astral. Tem uma deslumbrante fotografia no gelo da Sibéria (as externas do filme foram gravadas na verdadeira Sibéria, enquanto as cenas internas, da cabana e da cidade, em estúdios da Mosfilm). A atriz Nadezhda Rumyantseva, de filmes como “O mexicano” (1956) e “A princesa do Cáucaso” (1967), esbanja charme juvenil em um papel encantador, sempre alegre, com simpatia estampada no rosto – ela teve fama mundial com o lançamento desse filme, e vale destacar, na época tinha 30 anos e interpretava uma garota de 18 aqui.


A direção, de Yury Chulyukin (1929-1987), pontua momentos bem femininos (do diálogo às caracterizações) e investe na figura da mulher em processo de independência (pelo menos na escolha de seus amores), que vive em um ambiente dominado por homens durões (os lenhadores na Sibéria) – e nesse lugar ela consegue transformar seu entorno de maneira virtuosa. Chulyukin, filho de diretor do teatro Bolshoi, foi diretor de cinema, roteirista, ator e compositor de músicas, atuando também na TV russa dirigindo programas e especiais. O roteiro é de Boris Bednyj, ex-combatente do Exército Vermelho que atuou na Segunda Guerra onde foi preso pelos fascistas em 1942 (só libertado em 1945). Dedicou-se, depois da guerra, à escrita, lançando livros como “Grande corrente” e “As garotas”, o romance original que inspiraria sua adaptação para o cinema.


Quem tiver curiosidade em ver, procure o DVD, lançado esse mês pela CPC-Umes Filmes. A distribuidora, especializada em filmes russos e soviéticos, acertou novamente com a distribuição em mídia física desse longa inspirador e espirituoso!

As garotas (Devchata). URSS, 1961, 95 minutos. Comédia/Romance. Preto-e-branco. Dirigido por Yury Chulyukin. Distribuição: CPC-Umes Filmes

Nenhum comentário: