segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Cine Lançamento


Emma.

Emma Woodhouse (Anya Taylor-Joy) é uma jovem rica e inteligente que mora numa pequena cidade inglesa. Inquieta, promove encontros amorosos para suas amigas, mas foge de romances para si. Até que um dia a flecha do cupido a atinge. Dividida entre a razão e a emoção, Emma não terá chances de escapar do homem que a deseja.

Primeiro filme da fotógrafa de clipes musicais Autumn de Wilde, que revisa o aclamado romance de Jane Austen para deixar sua visão em torno das mulheres da aristocracia inglesa do século XIX. Agradável, romântico e divertido, o filme mantém o cinismo e as sátiras do clássico livro sobre casamentos arranjados e amadurecimento, renova a história com pitadas maliciosas e incrementa tudo com um figurino modernoso para a fase Regencial ali retratada (o contexto é entre a Era Georgiana e a Era Vitoriana, tomada por uma atmosfera liberal e efervescência cultural) – quem assina esse figurino vibrante é Alexandra Byrne, ganhadora do Oscar, e que pode ser indicada aqui novamente. E os trajes combinam bem com a direção de arte e a fotografia, formidáveis!
Achei melhor que a versão anterior do livro, aquela fita alegre de 1996 com Gwyneth Paltrow interpretando Emma. Anya Taylor-Joy (de “Fragmentado” e da série de sucesso da Netflix “O gambito da rainha”) dá um show como a protagonista cupido, uma menina rica e mimada, que manipula a vida de todos que a cercam, desde o pai às amigas, promove relacionamentos para elas, aproxima pessoas, mas corre de um namoro (até um dia se esbarrar em um ‘affair’).


É uma comédia de costumes bem feminina, com um elenco de apoio interessante, com menção a Johnny Flynn, Mia Goth e o veterano Bill Nighy.
A essência da trama e do curso dela dialoga com duas obras da popular escritora inglesa (Jane Austen), “Razão e sensibilidade” e “Orgulho e preconceito”, que também ganharam versões para cinema.
Um deleite para fãs de filmes românticos de época. Em DVD e Bluray pela Universal Pictures.

Emma. (Idem). Reino Unido, 2020, 124 minutos. Drama/Romance. Colorido. Dirigido por Autumn de Wilde. Distribuição: Universal Pictures

Nenhum comentário: