sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Cine Brasil


Turma da Mônica: Laços

Cebolinha mobiliza seus amigos Monica, Magali e Cascão para encontrar seu cachorro Floquinho, que desapareceu. Na busca, a turminha do bairro do Limoeiro se perde numa floresta e vão encarar diversas aventuras.

Bem recebido pelo público nos cinemas em 2019, com mais de dois milhões de espectadores e um total de R$ 45 milhões de bilheteria, “Turma da Mônica: Laços” deu super certo como adaptação para o cinema da graphic novel homônima de 2013, criada pelos irmãos quadrinistas Lu Cafaggi e Vitor Cafaggi a partir dos clássicos personagens de Mauricio de Souza. A produção encontrou atores com traços parecidíssimos aos do universo da turminha da Monica das HQs, e a história é rápida, adorável e leve, bem infantil, mais apropriada para as crianças, porém os marmanjos que liam os gibis vão aprovar. Até Mauricio de Souza entrou como ator, ele faz uma ponta como o dono da banca de jornal.
Assim como no desenho e nos gibis, a amizade de Monica, Cebolinha, Magali e Cascão é fortalecida nos momentos de perigo, quando embarcam em altas aventuras, como aqui, em que devem encontrar o cão Floquinho, que sumiu (o longa segue uma nota só, a busca por Floquinho).
Tem uma participação memorável de Rodrigo Santoro como o Louco, na metade do filme, que traz referências ao cinema de aventura infanto-juvenil dos anos 80, como “Os Goonies” e “Conta comigo” - e agora da série da Netflix, “Stranger things”. Ideias boas graças à cinefilia do diretor, Daniel Rezende, um apaixonado pelo cinema, que dois anos antes fez o ótimo “Bingo: O rei das manhãs” (2017); também dirigiu o seriado da Netflix “O mecanismo”, e já foi indicado ao Oscar, como editor por “Cidade de Deus”.


Ganhador do troféu de melhor filme infantil no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, terá esse ano, se a pandemia permitir, uma continuação nos cinemas, “Turma da Mônica: Lições”, prevista para estrear em junho – a parte 2 conta com o mesmo elenco, direção e produção, e participação de Mallu Mader. O teaser está liberado no Youtube, corra lá assistir!
Disponível em DVD e Bluray pela Paris Filmes.

Turma da Monica: Laços (Idem). Brasil, 2019, 97 minutos. Comédia/Infantil. Colorido. Dirigido por Daniel Rezende. Distribuição: Paris Filmes

Nenhum comentário: