sábado, 9 de janeiro de 2021

Cine Especial


T2: Trainspotting


Após trair os amigos roubando dinheiro de um golpe, vem o acerto de contas quando Mark (Ewan McGregor) retorna para casa. Ele está sendo aguardado por Sick Boy (Johnny Lee Miller), Spud (Ewen Bremner) e Begbie (Robert Carlyle).

Vinte anos depois do cultuado “Trainspotting – Sem limites” (1996), que sacudiu as estruturas para mostrar o indigesto retrato do submundo das drogas de Edimburgo, o cineasta Danny Boyle fez o retorno triunfal para a cena dos quatro amigos do longa original, agora beirando os 40, 50 anos de idade. Seu “Trainspotting 2”, intitulado só “T2”, é um ajuste de contas, de um jeito maduro, sem a violência, o frenesi e a desesperança do anterior. Os quatro personagens, no passado adictos e arruaceiros, se encontram de maneira definitiva para relembrar a traição (o roubo de dinheiro por Mark), para encarar um futuro mais ordinário e sadio.
Antes era o romance “Trainspotting”, agora a trama vem das páginas do livro “Pornô”, a sequência escrita por Irvine Welsh e publicada nove anos depois. Na tela, é muito bom rever os atores Ewan McGregor, Johnny Lee Miller, Ewen Bremner e Robert Carlyle, guiados novamente pelo mestre Boyle, participando do roteiro do mesmo John Hodge – filmes assim é um tiro no escuro, podem dar muito errado, no entanto o resultado aqui é formidável. São outros personagens, mudados pela vida, mais conscientes, menos subversivos.
Segue estrutura do anterior, com montagem disruptiva e trilha sonora com bandas de rock (como Blondie, Queen e Underworld cantando a música-tema do primeiro, “Born Slippy”).


Ganhou três prêmios no Bafta de 2017 (melhor filme, diretor e ator para Bremner, ainda indicado para McGregor e Carlyle), e teve bilheteria OK por ser um filme mais cult – muita gente esperou ansiosa essa segunda parte de uma produção cinematográfica que entrou para a História do Cinema, e até hoje pinta em listas de norte a sul da crítica como um dos 200 melhores filmes de todos os tempos.
Recomendo o DVD lançado pela Sony que traz bônus bacanas, que incluem uma conversa com o elenco e o diretor, um minidocumentário sobre a recuperação dos usuários de drogas, cenas excluídas, trailers e comentários durante o filme do diretor Danny Boyle e do roteirista John Hodge.

T2: Trainspotting (Idem). Reino Unido, 2017, 117 minutos. Drama. Colorido. Dirigido por Danny Boyle. Distribuição: Sony Pictures

Nenhum comentário: