terça-feira, 18 de setembro de 2018

Resenha Especial


Minions

(* Reedição)

Os Minions habitam o planeta Terra há milhões de anos e sempre serviram os vilões da História. Depois de um terrível incidente, ficam sem um mentor, fazendo com que a comunidade das criaturinhas amarelas entre em depressão na clausura de uma caverna. O tempo passa, e o trio Stuart, Kevin e Bob, planeja uma viagem ao desconhecido para localizar um vilão que compactue com suas ideias. Só que eles não imaginam cruzar, no caminho, com a ameaçadora Scarlett Overkill (voz de Sandra Bullock), detentora de máquinas e poderes fora do comum.

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Universal Pictures antecipou o lançamento de um box especial com três fitas de animação para a garotada, que acabaram de chegar em DVD nas lojas, em edições especiais. Neste foram reunidas três produções da Illumination, “Sing – Quem canta seus males espanta” (2016), que recebeu duas indicações ao Globo de Ouro; “Pets – A vida secreta dos bichos” (2016); e este “Minions” (2015), uma aventura descontraída e bem caprichada com os três personagens de destaque do Minions - Stuart, Kevin e Bob, adoráveis criaturas amarelas que apareciam nas fitas da franquia “Meu malvado favorito”. Ganharam o primeiro filme próprio, e aqui podemos ver como tudo começou. De cara, na abertura, ouvimos o grupo soltando a voz para a vinheta da Universal, uma sacada divertida. Logo acompanhamos uma breve linha do tempo com os Minions em passagens da História do Mundo, desde o surgimento da Terra, a briga com dinossauros milhões de anos atrás e até aloprar o exército de Napoleão Bonaparte, por exemplo, embalados pela canção “Happy together”, de The Turtles. No tempo atual, precisamente a década de 60, que é o eixo central da trama, os três Minions mais famosos saem da escuridão (como no Mito da Caverna, de Platão) para alcançar o novo, com a meta de encontrar um vilão que os inspire. É o start de uma jornada frenética, onde percorrerão o mundo, sempre com muita euforia, até cair nas graças da superpoderosa vilã Scarlett Overkill, criada especialmente para este filme.
Do começo ao fim, vai por mim, a animação diverte crianças e adultos, e ainda tem referências cinematográficas e musicais da cultura pop, para os entendidos – como a turbulenta situação político-social dos Estados Unidos no fim da década de 60, com citações à Guerra do Vietnã, movimento hippie, Contracultura etc
As vozes dos Minions, todas feitas pelo diretor, Pierre Coffin, provocam riso à parte - e ainda vemos nomes importantes do cinema emprestar a voz para personagens secundários, como Sandra Bullock, Michael Keaton, Jon Hamm, Allison Janney, Steve Coogan e narração de Geoffrey Rush.
Indicado ao Bafta em 2016 na categoria melhor animação, “Minions” tem trilha sonora assinada pelo brasileiro Heitor Pereira (ex-Simply Red) e fecha com uma sequência surpreendente (não deixem que te contem para não estragar a boa surpresa!).
Assim como os três filmes anteriores de “Meu malvado favorito”, produzidos pela mesma equipe, o orçamento foi parecido (este aqui de U$ 74 milhões) com uma bilheteria estrondosa, de U$ 337 milhões - atingiu os top 10 dos mais rentáveis de 2015. O público lotou as salas, conferiu com prazer, parte dos exigentes esperava mais, a crítica ficou dividida, porém na minha análise, como deu para notar, aprovei o resultado - os Minions deram o ar da graça numa animação engraçada, inteligente, ou seja, um passatempo de primeira qualidade. Já em DVD pela Universal em edição simples e no box. Confira também o extra, o “Jingle Bells” do Minions.

Minions (Idem). EUA, 2015, 91 min. Animação. Dirigido por Kyle Balda e Pierre Coffin. Distribuição: Universal Pictures


Nenhum comentário: