quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Cine Lançamento


Desobediência

Fotógrafa conceituada em Nova York, Ronit (Rachel Weisz) volta para sua cidade natal depois de muito tempo para o funeral do pai, um rabino. Distante da família, tenta reatar os laços, mas encontra rejeição, devido aos motivos que a afastaram da comunidade judaica. É acolhida pelo primo, o jovem rabino Dovid (Alessandro Nivola), com que tem forte ligação desde criança, e descobre que está casado com uma paixão de juventude dela, Esti (Rachel McAdams).

O diretor chileno Sebastián Lelio ganhou notoriedade este ano por ter vencido o Oscar de melhor filme estrangeiro pelo primoroso drama “Uma mulher fantástica” (2017), uma fita delicada sobre uma transexual que enfrenta a duras penas o preconceito da família do ex-marido recém-falecido. Com a repercussão do prêmio da Academia, de imediato o cineasta fechou contrato nos Estados Unidos para seu primeiro trabalho no exterior, feito às pressas, reunindo um elenco de peso (as duas Rachel, Weisz e McAdams, ambas já indicadas a Oscar, e Alessandro Nivola). O seu drama romântico “Desobediência”, exibido nos cinemas brasileiros em junho e lançado em DVD este mês pela Sony Pictures, também fala sobre sexualidade, mas com outra concepção, ainda mais intensa e apaixonada. Deixou de lado polêmicas levantadas na fita anterior para ser uma obra romântica puramente feminina, que suscita reflexões, feita com sinceridade e poesia. Trouxe para a cena um tema ousado - a redescoberta da sexualidade entre duas mulheres em uma família de judeus ortodoxos (que quando jovens se amaram e tiveram de ser afastadas), e à medida que fala sobre a relação proibida da personagem central, a fotógrafa, e o desprezo que sofre pela comunidade, invade os ritos familiares para acompanhar o dia a dia dos judeus atuais. O trabalho do diretor tem técnica, criatividade, audácia, comprometimento, ternura, sem exagero algum. E completa com a atuação das duas atrizes, algo bem marcante - gosto especialmente de Rachel McAdams, uma das mais interessantes do cinema atual – e Alessandro Nivola fecha o trio com dignidade!
Inteiramente rodado em Londres com custo baixo (U$ 6 milhões), o filme foi baseado em um romance de Naomi Alderman, de 2006, de mesmo título em inglês e ainda inédito no Brasil, e teve a produção assinada por Rachel Weisz. Não teve a repercussão que merecia, não foi nem indicado a prêmios de destaque (uma pena). Espero que descubram agora em DVD este drama tocante e que surpreende.

Desobediência (Disobedience). Irlanda/Reino Unido/EUA, 2017, 114 min. Drama. Dirigido por Sebastián Lelio. Distribuição: Sony Pictures


Nenhum comentário: