quarta-feira, 6 de maio de 2015

Resenha especial


Cromwell

Em 1640, a Inglaterra enfrenta uma crise nunca antes vista, que acomete a economia e a política. Nesse momento delicado, o líder puritano Oliver Cromwell (Richard Harris) trava um embate com o rei Carlos I (Alec Guinness) por não aceitar a dissolução do Parlamento. Ele desafia o Absolutismo monárquico e convoca os membros do Parlamento para uma guerra civil no país.

Com notável senso crítico, o imponente épico inglês escrito e dirigido pelo falecido Ken Hughes traz um recorte derradeiro da História da Inglaterra do século XVII, quando Cromwell liderou o Parlamento na guerra civil sanguinária contra os desmandos do rei absolutista Carlos I (que havia governado 12 anos o país sem recorrer ao Parlamento). A Inglaterra da época tremia com a crise econômica, política e religiosa, e com a Guerra Civil de sete anos, a nação praticamente afundou, só se restabelecendo décadas mais tarde. Dentro desse aspecto politizado o drama de guerra se constitui, com uma produção bem cuidada das mais monumentais do cinema, com roteiro preciso e um elenco formidável (Harris e Guiness dão um show à parte, travando duelos atrás de duelos de diálogos e sentimentos furiosos). O capricho estético rendeu ao filme o Oscar de melhor figurino em 1971 e a indicação de melhor trilha sonora (foi indicado também ao Globo de Ouro de melhor trilha e ao Bafta de melhor figurino, além do prêmio de ator para Richard Harris no Festival de Moscou).
Há cenas deslumbrantes de confronto rodadas em locações na Espanha e na Inglaterra, onde se reúnem centenas de figurantes, num espetáculo panorâmico de guerra.
Sério, sensato e com diálogos desafiadores, o filme é uma empolgante aula de História. Não deixe de conferir. No Brasil, sai em DVD pela primeira vez com excelente cópia pela Versátil (a distribuidora apenas omitiu o subtítulo “O homem de ferro”, como antigamente era conhecido). Por Felipe Brida

Cromwell (Idem). Inglaterra, 1970, 140 min. Drama/Guerra. Colorido. Dirigido por Ken Hughes. Distribuição: Versátil. Disponível em DVD.

* Resenha publicada na coluna Middia Cinema, da revista Middia, edição de abril/maio de 2015.

Nenhum comentário: