sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Viva Nostalgia!


A orgia da morte

Um príncipe maquiavélico, de nome Prospero (Vincent Price), fecha-se em seu castelo maldito enquanto a Peste Vermelha dizima a população da Europa no século XIII. Lá dentro ele não estará protegido, pois Satã prepara uma engenhosa armadilha.

O cineasta Roger Corman, consagrado no cinema de horror dos anos 50 e 60, adaptou para as telas esse sinistro conto de Edgar Allan Poe, outro expoente do gênero (mas da literatura), com ousadia criativa e uma visionária estilização de elementos técnicos, como figurinos de cores alucinantes (o vermelho, recorrente nos personagens, remete ao inferno, à morte, ao torpor) e direção de arte própria de um pesadelo interminável, com paisagens noturnas enevoadas de provocar arrepios. Corman, no auge da carreira, lapidou com maestria para as telas o texto de Poe, intitulado “A máscara da morte rubra”, como já havia feito com brilhantismo outras vezes com o mesmo auto, e a partir do engenhoso roteiro de Charles Beaumont e R. Wright Campbelle, realizou aqui sua obra-prima, inquestionável. E, sabiamente, soube manter as características do livro original, em especial no clima sombrio e na criação dos personagens doentios e de comportamento obsessivo, que sucumbem à ganância exacerbada, além da morte à espreita, espalhada pelos quatro cantos da história – repare nas diferentes formas com que a Morte aparece no filme, como humanos mascarados, névoa, a personificação do satanás etc. Atenção para o desfecho, imprevisível, que envolve uma revelação macabra, numa cena antológica do baile de máscaras.
Com um sublime ar de arrogância, o ator Vincent Price, famoso pelos papéis diabólicos, lidera o elenco como o anti-herói, o príncipe Próspero (até em seu nome há uma analogia ao vanitas, ou seja, à futilidade da vida terrena, sinal de seu incerto futuro). Na lista de coadjuvantes estão também Hazel Court, Patrick Magee, Jane Asher e Nigel Green.
O filme sai em DVD pela Versátil na coleção "Obras-primas do Terror - vol 1" – o volume 2 acaba de ser lançado no mercado brasileiro. Obrigatório aos fãs de terror! Por Felipe Brida

A orgia da morte (The masque of the red death). EUA/Inglaterra, 1964, 89 min. Horror. Colorido. Dirigido por Roger Corman. Distribuição: Versátil. Disponível em DVD.

Nenhum comentário: