domingo, 22 de fevereiro de 2015

Comentários do blogueiro



Noite de Oscar

Hoje encerrei a corrida para assistir a alguns indicados que faltavam ("Além das luzes", "Virunga" e "O conto da princesa Kaguya"). Dos 43 longas-metragens indicados em 21 categorias, consegui ver 34 (80% da lista). Estão aí abaixo minhas apostas para as categorias principais:

Melhor filme
O grande hotel Budapeste, Whiplash ou Boyhood - qualquer um dos três que ganhar fico contente, já que são os melhores filmes do Oscar 2015. Menos Birdman ou O jogo da imitação, os dois superestimados pela crítica.

Melhor diretor
Richard Linklater (Boyhood), pelo esforço criativo sobre-humano de filmar a história da infância à juventude do garoto em 12 anos, ou Wes Anderson (O grande hotel Budapeste), um de meus cineastas contemporâneos preferidos, por ter feito essa joia deliciosa da Sétima Arte!

Melhor ator
Eddie Redmayne (A teoria de tudo) - Tour-de-force assustador do jovem ator britânico que se transformou de corpo e alma no cientista Stephen Hawking. Uma proeza maravilhosa, merecedora do prêmio!

Melhor atriz
Julianne Moore (Para sempre Alice) - 5a. indicação da atriz ao Oscar e realmente chegou a hora. Julianne e sua Alice, uma renomada professora de 50 anos que descobre ter Alzheimer. A disputa reúne mulheres de peso em papéis marcantes (em especial Marion Cottilard e Rosamund Pike), porém Julianne é a mais cotada, por ter levado todos os outros prêmios do cinema (Globo de Ouro, SAG, Bafta)

Melhor ator coadjuvante
J.K. Simmons (Whiplash) - Um estrondo no papel do professor autoritário. O ator foi igual um tufão, levou todos os prêmios que apareceram pela frente (Globo de Ouro, Bafta, SAG)

Melhor atriz coadjuvante
Patricia Arquette (Boyhood) - Ninguém melhor que ela, envelhecendo 12 anos na tela. Um esforço danado num filme difícil de ser feito.

Melhor animação
O conto da princesa Kaguya - Delicada obra japonesa baseada em uma lenda famosa no país, a de uma criança que nasce em um bambuzal e, aos poucos, e de forma mágica, é moldada para ser uma poderosa princesa. produzido pelo estúdio Ghibli e com mão do mestre Miyazaki.

Melhor filme estrangeiro
Leviatã - Filme-denúncia arrebatador, sobre abuso de poder e a corrupção na Rússia. Torço também pelo estoniano 'Tangerines'.

Transmissão começa agora às 22h (pelo canal TNT - a Globo exibirá uma parte apenas, depois das 23h15) - Por Felipe Brida

Nenhum comentário: