quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Resenha Especial



Lady Snowblood: Vingança na neve

No Japão da Era Meiji, na metade do século XIX, a garota Yuki (Meiko Kaji) cresce com um plano em mente: vingar a morte da mãe, assassinada por um perigoso clã. Seguindo a tradição samurai, ela se transforma em um instrumento de morte e vendeta.

Mais uma joia rara do cinema cult japonês recém-lançado em DVD no Brasil (perla Versatil), que reinventa o chambara (fitas tradicionais de samurais, com histórias de vingança) ao personificar uma mulher no papel comumente assumido por homens. Yuki, uma jovem predestinada a vingar o brutal assassinato da mãe, assume a identidade de assassina sem piedade, disposta a tudo para concluir seu desafio supremo.
O pano de fundo de ambos os filmes é o Japão na Era Meiji, da metade para o final do século XIX, em plena época de transformação cultural e social no país, com a passagem do período feudal para a modernização.
Estilizado com cores assustadoramente vivas e muito sangue jorrando, influenciou o cineasta Quentin Tarantino em uma de suas obra-primas, “Kill Bill” (volumes 1 e 2). Aliás, esse original “Lady Snowblood” também se apresenta em duas partes – a sequência, “Lady Snowblood: Uma canção de amor e vingança" (1974), é inferior, mas bem interessante e igualmente violenta, lançada no mesmo digistack em uma cópia restaurada de qualidade ímpar – ambas foram dirigidas por Toshiya Fujita, baseadas no furioso mangá homônimo de Kazuo Koike.
Com jogadas de câmeras obtusas, com planos ousados e sequências desafiadoras, o cult japonês “Lady Snowblood” merece agora ser descoberto em DVD. Não deixe de conhecer! Por Felipe Brida

Lady Snowblood: Vingança na neve (Shurayukihime). Japão, 1973, 97 min. Ação. Colorido. Dirigido por Toshiya Fujita. Distribuição: Versátil. Disponível em DVD.

* Publicado na coluna Middia Cinema, da revista Middia, assinada por mim. Edição de novembro-dezembro de 2014.

Nenhum comentário: