terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Resenha especial



Um lance no escuro

Ex-jogador de futebol americano, Harry Moseby (Gene Hackman) trabalha agora como detetive particular. Aceita investigar um caso complexo, envolvendo o desparecimento da filha de uma atriz decadente de Hollywood. Ele acredita que a jovem está viva, e pistas levam o investigador para a Flórida, onde irá se confrontar com um intrínseco quebra-cabeça.

Felizmente a Versátil teve a ideia de lançar em DVD no Brasil esse importante neo-noir dirigido pelo mestre Arthur Penn, com todos os elementos essenciais do gênero, como o protagonista confuso em meio a histórias mal explicadas, pistas falsas, mulheres com comportamento suspeito, trilhas ambíguas e fotografia escura (sem contar o desfecho soberbo no mar, com tom trágico).
Gene Hackman, na fase áurea da carreira, recebeu indicação ao Bafta de melhor ator, juntamente com outro policial, “Operação França II”, e está excelente no papel central, do ex-jogador que agora é um detetive incansável em casos difíceis.
O roteiro engenhoso do falecido Alan Sharp (de fitas de espionagem como “O casal Osterman” e faroestes com pegada lírica, como “Matando sem compaixão”, “Pistoleiro sem destino” e “A vingança de Ulzana”) faz o protagonista trilhar por caminhos tortuosos desde o início da investigação do desparecimento de uma mulher até o derradeiro final, abrupto e fora das tradições cinematográficas.
Como todo bom noir, o cheiro de tragédia ronda cena a cena, atraindo os personagens (em especial o central) para as armadilhas do destino. É um filmão brilhante, sem concessão, prato cheio para os fãs de policial investigativo.
Conta com participações rápidas de atores em início de carreira, como James Woods e Melanie Griffith. Já em DVD. Por Felipe Brida

Um lance no escuro (Night moves). EUA, 1975, 100 min. Policial/Drama. Colorido. Dirigido por Arthur Penn. Distribuição: Versátil. Disponível em DVD.

* Publicação na coluna Middia Cinema, da revista Middia, assinada por mim. Edição de novembro-dezembro de 2014.

Nenhum comentário: