quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Viva Nostalgia!


Idílio em dó-ré-mi

Dois atores de vaudeville, Harry (Gene Kelly) e Jimmy (George Murphy), disputam o amor da jovem Jo (Judy Garland). Com a explosão da Primeira Guerra Mundial, o caminho dos três tomará rumos opostos.

Uma de tantas boas comédias românticas musicais dirigidas por Busby Berkeley com sua atriz preferida, Judy Garland. A parceria rendeu obras notórias dos anos 30 e 40, como “Sangue de artista”, “Calouros na Broadway”, “Louco por saias” e “O rei da alegria”, sempre de teor semelhantes: números musicais bem coreografados, energia vibrante do elenco central e historinhas leves com finais felizes.
Novamente Berkeley faz uma imersão ao mundo dos artistas de vaudeville, o teatro de variedades, originário na França e popular nos Estados Unidos e no Canadá entre 1880 e 1940. No musical, dois artistas galanteadores brigam pela mesma mulher. Ela faz a escolha, casa-se com um deles, porém com a chegada da guerra, o destino se desintegrará como os efeitos de uma bomba atômica. Intercalado por breves momentos dramáticos (a guerra, logicamente), o filme, rodado durante a Segunda Guerra, recebeu indicação ao Oscar de melhor música em 1943. Reparem como as traduções dos títulos no Brasil, na época, já se distorciam do original (que seria “Para mim e meu amor”), com a diferença de que antigamente o nome das obras cinematográficas soava com mais poesia e ternura. Já em DVD essa gostosa raridade nostálgica, até então inédita em DVD por aqui, distribuída em cópia decente pela “Colecione Clássicos”. Por Felipe Brida

Ficha técnica


Idílio em dó-ré-mi (For me and my Gal). EUA, 1942, 104 min. Comédia musical. Preto-e-branco. Disponível em DVD.

Nenhum comentário: