sábado, 7 de setembro de 2013

Cine Lançamento



Joseph and the amazing technicolor dreamcoat

Biografia musical de José (Donny Osmond), filho preferido de Jacó. Vendido pelos irmãos para ser escravo, na prisão decifrou sonhos e, devido à aura mística, logo foi nomeado chanceler do Egito, braço-direito do faraó.

Um musical contagiante adaptado da obra original de Tim Rice e Andrew Lloyd Webber, dois magos do musical contemporâneo. Feito diretamente para vídeo, a versão didática, altamente colorida e com muito humor assenta-se no palco, como uma peça filmada, com duração rápida de 76 minutos. Todas as músicas são interpretadas pelo próprio elenco, que conta com o cantor Donny Osmond como o protagonista José, e participações especiais dos premiados atores Richard Attenborough e Joan Collins e apresentado pela atriz de TV de origem suíça Maria Friedman.
Começa como uma metalinguagem ligada diretamente ao teatro: um grupo de crianças assiste, na escola, a um espetáculo inusitado, sobre a vida de José do Egito. Elas também interagem com os personagens, invadindo o palco e se tornando corpo da história.
Durante 1h16 conhecemos a adolescência de José, quando ganha um casaco colorido do pai, Jacó, que o tem como filho predileto, enfurecendo ainda mais os dez irmãos, que tramam vende-lo como escravo no Egito. Consumado o fato, é preso, maltratado e de repente decifra sonhos de um copeiro e de um padeiro – assim, ganha reconhecimento do faraó, que o elege Adon (chanceler), ajudando inclusive a governar o Egito.
São rápidas passagens da vida desse personagem famoso do Velho Testamento, dirigido com estilo de videoclipe por David Mallet, que já filmou clipes de bandas e cantores de reconhecimento, como Elton Joh, Queen, AC/DC e Simply Red.
Antes dessa versão de 1999, houve duas anteriores do musical – um média-metragem de 1972 e um telefilme de 1991, pouco conhecidas do público. Um dos grandes musicais de Andrew Lloyd Webber, o mesmo de “Cats” e “O fantasma da ópera”.
Engraçado e também emocionante, “Joseph and the amazing technicolor dreamcoat” é uma pequena joia a se aproximar. Por Felipe Brida


Joseph and the amazing technicolor dreamcoat (Idem). Inglaterra, 1999, 76 min. Musical. Dirigido por David Mallet. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: