segunda-feira, 27 de maio de 2013

Viva Nostalgia!


Suprema conquista

Diretor de teatro em decadência, Oscar Jaffe (John Barrymore) faz das tripas coração para se reaproximar da atriz Lily Garland (Carole Lombard), revelada por ele e que agora é estrela em Hollywood.

Comédia metalingüística produzida em 1934 no início da Era de Ouro de Hollywood, durante a consolidação dos estúdios americanos (originalmente o filme era da Columbia Pictures, e hoje, por estar em domínio público, acaba de ser lançado em DVD no Brasil pela ‘Colecione Clássicos’, em cópia perfeita de som e imagem).
Na verdade é mais uma obra cinematográfica inspirada em fatos reais sobre os bastidores da vida de artistas, tema recorrente no cinema da época, hoje não acessível a todos os públicos. Voltado a atores e diretores, pelo humor próprio do mundo do teatro, cheio de referências e ‘inside jokes’, resulta em uma apaixonada homenagem ao mundo deslumbrante das artes cênicas.
O protagonista é um diretor de teatro em baixa, arrasado por não conseguir mais trabalho, feito pelo genial (e hoje pouco lembrado) John Barrymore (da tradicional família de cinema Barrymore, avô de Drew e irmão dos atores Lionel e Ethel). Ele faz par, com química sensacional, com Carole Lombard, na pele de uma atriz esnobe e de sucesso (o oposto dele). Ex-mulher de Clark Gable na vida real, Carole morreu prematuramente aos 33 anos em um acidente de avião durante a Segunda Guerra (em 1942), deixando um legado de filmes clássicos na década de 30.
Ao longo da história de paixões absurdas entre o diretor e a atriz, muita atrapalhada pelo caminho, além de reviravoltas mil na vida do casal, tudo muito bem conduzido pelo diretor Howard Hawks, que antes de fazer os incríveis faroestes, realizou dramas e comédias finas.
Em tom de farsa, “Suprema conquista” tem, como título original em inglês, “Twentieth century”, que faz plena referência ao trem que percorre Hollywood a Chicago, onde transcorre a parte final da história.
Um bom clássico esquecido, inédito no Brasil e agora em DVD para os apreciadores do gênero e do tema. Por Felipe Brida

Ficha técnica


Suprema conquista (Twentieth century). EUA, 1934, 91 min. Comédia. Preto-e-branco. Disponível em DVD.

Nenhum comentário: