domingo, 19 de maio de 2013

Cine Lançamento



O homem com punhos de ferro

China feudal. Lutadores de kung fu e assassinos profissionais espalham-se pelas ruas de Jungle Village para localizar um carregamento de ouro roubado, pertencente ao imperador. Surge então a figura do ferreiro Blacksmith (RZA), que se incumbe de proteger a cidade dos bandidos.

O rapper norte-americano RZA quis reinventar o gênero artes marciais nesse projeto pessoal, onde atua como protagonista, dirige e escreve tanto o argumento quanto o roteiro. Porém o músico não tem nenhuma prática cinematográfica ou olhar apurado. Bolou uma história maluca de heroísmo desenfreado, juntou tudo em cenários de sucata, vestiu o elenco com figurinos bregas e deixou a violência correr solta. No processo de produção, investiu num visual kitsch, de muitos ornamentos supérfluos, para descrever uma China marginal da Idade Média. O resultado não foi o esperado, pois cansa a vista e nos tira a atenção, e tudo não passa de uma brincadeira grosseira – o diretor insiste em usar o termo “homenagem aos filmes de kung fu”... No fundo, de tanto errar a mão, transformou a tão sonhada homenagem em um trash de quinta categoria, imitando descaradamente “Kill Bill” – coincidências à parte, Lucy Liu interpreta uma assassina que vive enclausurada, e muitas das mortes têm direito a sangue espirrando, como Tarantino bem fez, deslumbrando plateias uma década atrás.
Pobre do RZA. Mais um músico que procura carreira no cinema. Sem dom, dote ou domínio de cena, o ator/cantor/diretor/roteirista tem desempenho forçado na frente das câmeras, com expressão truculenta e zero em simpatia. Sabemos bem a vida curta que ele terá.
Faltam momentos de humor para o público respirar, já que as sequências de ação são emendadas umas às outras, sem cuidado na edição. Até tem desperdício do elenco: tirando RZA e Lucy Liu, o coitado do Russell Crowe não tem uma definição exata do personagem, ficando mal aproveitado como o vilão Jack Knife (Crowe e RZA fizeram juntos “O gânsgter”, em 2007).
Por essas e outras foi mal recebido pelo público e pela crítica. Nem mesmo as tão faladas cenas de luta e kung fu se salvam. Não caia em jogada falsa de marketing: o filme é ruim de doer. Por Felipe Brida

O homem com punhos de ferro (The man with the iron fists). EUA/Hong Kong, 2012, 95 min. Ação. Dirigido por RZA. Distribuição: Universal

Nenhum comentário: