sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cine Lançamento



Labirinto – Parte 1

A jovem Alice Tanner (Vanessa Kirby) herda uma casa na França e para lá se muda. Em poucos dias descobre peças arqueológicas em uma antiga caverna nas proximidades, relacionadas a guerras na Idade Média e o esconderijo do verdadeiro Graal.

A Paramount lança no Brasil os dois capítulos completos dessa microssérie co-produzida na Inglaterra e Alemanha. Dos mesmos produtores de “Os pilares da Terra” e “Mundo sem fim”, tem uma autêntica ambientação medieval, misturando épocas, mil anos uma da outra. Tudo começa na atualidade, com Anna, a personagem central feminina em uma descoberta ameaçadora. Paralelamente conta-se uma história que ocorre em 1209, de batalhas em solo europeu durante a Idade Média, onde se fala do Graal e seus mistérios seculares. E assim acompanhamos dois fatos que se constroem juntos, o presente e o passado, envolvendo brigas pelo poder, sacrifícios, maldições e superstições.
O tal labirinto do título seria uma passagem entre as duas épocas, que, apesar de distantes, estão em sintonia com a protagonista. Nesse ir e vir das duas tramas, a história dos cavaleiros medievais se perde assim como a da jovem Anna não encontra fundamento na antiguidade; há uma ausência de “porquês”, em especial quanto ao motivo de a protagonista passar pelas sucessivas provações e ter de desvendar um enigma tão antigo.
E o próprio elenco de apoio – por exemplo, John Hurt, Tony Curran, Tom Felton e Kate Mosse estão mal aproveitados.
“Labirinto” não obteve o mesmo sucesso na TV que “Os pilares da Terra” e “Mundo sem fim”, e não foi bem recebido pela crítica estrangeira. Faltaram melhorar os argumentos e incrementar mais realidade no roteiro. Já em DVD. Por Felipe Brida

Labirinto – Parte 1 (Labyrinth – Part 1). Inglaterra/Alemanha/África do Sul, 2012, 94 min. Drama/Aventura. Dirigido por Christopher Smith. Distribuição: Paramount

Nenhum comentário: