sábado, 25 de maio de 2013

Viva Nostalgia!


Um rosto de mulher

Traumatizada devido a uma cicatriz no rosto, Anna Holm (Joan Crawford) transformou-se em uma mulher amargurada e chantagista. Certo dia, resolve submeter-se a uma cirurgia plástica para recuperar a beleza. Porém Anna continua atormentada pelo passado obscuro.

Inédito no Brasil, “Um rosto de mulher” é o novo lançamento da distribuidora ‘Colecione Clássicos’, em excelente cópia restaurada para deleite dos fãs do cinema antigo.
Produzido em 1941, traz um papel marcante de Joan Crawford como uma mulher amargurada e que, por se sentir rejeitada pela enorme cicatriz na face, maltrata e subestima as pessoas de seu convívio. Joan interpretou uma série de vilãs no cinema, e este com certeza é um dos trabalhos notórios da carreira da atriz, que na vida real era depressiva, alcoólatra e que maltratava os filhos (para conhecer a biografia dela assistam ao drama “Mamãezinha querida”, de 1981, com Faye Dunaway).
É uma personagem difícil, arrogante, uma antagonista de primeira classe, que na história submete-se a uma cirurgia com o intuito de regressar à beleza – e que para os indivíduos que a cercam seria um passível retorno à antiga personalidade da mulher, sensata e carinhosa anos atrás. O que não acontece, pois o problema de Anna não está exclusivamente na “cicatriz” e sim nos tormentos do passado, de teor trágico, que aos poucos se revela no filme.
Com extenso clima noir, esse drama psicológico foi dirigido pelo vencedor do Oscar por “Minha bela dama”, George Cukor (1899-1983), um dos talentosos nomes de Hollywood dos anos 50 e 60, o mesmo de “Nasce uma estrela” (versão de 1954) e “A costela de Adão”.
No elenco central ainda constam os atores Melvyn Douglas e Conrad Veidt como bons coadjuvantes, ofuscados pelo brilho imenso de Joan.
O DVD sai no mercado a partir desse mês, com preço tabelado e disponível em lojas especializadas. Uma boa raridade para se ter na coleção. Por Felipe Brida

Ficha técnica

Um rosto de mulher (A woman’s face). EUA, 1941, 106 min. Suspense/Drama. Preto-e-branco. Disponível em DVD.

Nenhum comentário: