sexta-feira, 30 de julho de 2010

Cine Lançamento

.
Estão todos bem

Frank Goode (Robert De Niro) sempre foi um pai ausente. Nunca teve tempo para os filhos. Sua rotina era trabalhar o dia inteiro numa fábrica de cabos telefônicos para sustentar a família. Hoje, aposentado e viúvo, pretende se reconciliar com os quatro filhos, que vivem em cidades distantes uns dos outros. A tentativa de fazer um encontro torna-se frustrada, já que eles têm suas vidas próprias, com compromissos profissionais e familiares. Então, para recuperar o tempo perdido, Goode arruma as malas e, de trem, vai visitar um a um, em uma amarga viagem de reflexão e de auto-conhecimento.

Um drama familiar sincero, para toda a família assistir e acompanhar a difícil jornada de um homem solitário em busca da reconciliação dos filhos com quem não têm mais contato. Na verdade, é uma refilmagem inferior, mas muito digna e humana, da fita italiana “Estamos todos bem” (1990), estrelada por Marcello Mastroianni e dirigida por Giuseppe Tornatore. O tema da história é mantido da mesma forma amarga, sofrida, com algumas pequenas adaptações no desenvolvimento e no desfecho, já que os tempos são outros.
De Niro, mais contido do que em produções recentes, compõe um personagem muito humano. Ele é o patriarca viúvo, que sofre de uma doença pulmonar e que não tem mais a família por perto. Culpa-se pela personalidade severa, pela postura durona como criou os filhos e se põe a mudar o triste passado, que aos poucos vai se revelando. Na tentativa de se reconectar com os filhos, sente que ficará cada vez mais sozinho, encontrando resistência por parte deles em relação a aceita-lo. E cada filho se fecha em mundo de mentiras, para não transmitir ao pai a realidade, e ao mesmo tempo escondem dele um fato (ainda que previsível) que culminará com o emocionante final, de levar às lágrimas.
Indicado ao Globo de Ouro de melhor canção (“I want to come home”, de Paul McCartney), “Estão todos bem” é uma digna refilmagem com bom resultado, mesmo estando abaixo do original italiano, que infelizmente ainda não saiu em DVD no Brasil. Por Felipe Brida

Título original: Everybody’s fine
País/Ano: EUA/Itália, 2009
Elenco: Robert De Niro, Drew Barrymore, Kate Beckinsale, Sam Rockwell, Melissa Leo, Lucian Maisel, James Frain
Direção: Kirk Jones
Gênero: Drama
Duração: 99 min
Distribuição: Disney/Buena Vista

Nenhum comentário: